Conselho Fiscal do Vitória esclarece reunião para debater proposta de investidor
Em nota assinada pelo presidente do Conselho Fiscal do Vitória, Raimundo Viana, o clube esclareceu informações sobre a reunião realizada na última quarta-feira (3), quando foi discutida uma proposta de investimento.
O projeto, aprovado pelo Conselho Fiscal, prevê a negociação de 15% dos direitos de transmissão do Vitória — vinculados ao contrato da Libra com a TV Globo — para um investidor. Em troca, o clube receberia de forma antecipada uma quantia ainda não divulgada, enquanto o comprador teria direito ao percentual das receitas de televisão pelos próximos cinco anos.
Em entrevista à Rádio Sociedade, o presidente do Vitória, Fábio Mota, confirmou que o clube recebeu uma proposta de venda antecipada de parte dos seus direitos de televisão, que pode fazer o Leão migrar da Libra para a LFU a partir de 2029.
“Nós recebemos uma proposta de venda de parte dos nossos direitos de televisão. Não é empréstimo. Empréstimo é quando você toma dinheiro e fica pagando por mês. A partir de 2029, o Vitória sai da Libra. A proposta é de um fundo de investimento, não tem nada de bet. O contrato da LFU é muito melhor, porque conseguiu acordos com mais televisões, como Prime Video, Record e Globo. Lá a receita é 35% maior do que a da Libra. É simples: quando vencer, vamos mudar para onde for melhor para o Vitória”, explicou o presidente do Vitória.
Nesta quinta-feira (11), o Conselho Deliberativo do Vitória realizará uma sessão extraordinária para detalhar a proposta, responder dúvidas e definir os próximos passos.
Na nota, Raimundo Viana criticou como o tema foi tratado por parte da imprensa, classificando algumas publicações como “distorcidas, tendenciosas e ofensivas”. Confira na íntegra:
"Na condição de Presidente do Conselho Fiscal do Esporte Clube Vitória, e tendo em vista posicionamentos sobre a reunião realizada no último dia 03, de forma distorcida, tendenciosa e ofensiva, além de outras tipificações, prestamos os seguintes esclarecimentos:
A referida reunião foi convocada, em caráter extraordinário, em face de expediente do Conselho Gestor, para manifestação sobre proposta de investimento no Clube;
Compareceram 08 (oito) dos 09 (nove) Conselheiros, com a ausência justificada. O quórum foi expressivo, revelando o elevado grau de comprometimento com o Clube, além da presença, a convite, do Diretor Jurídico Antônio Boaventura e do Diretor Administrativo-Financeiro Ideraldo Gomes, com o propósito de prestar informações sobre o assunto, se necessário;
Foi lido, na íntegra, nosso voto concluindo no sentido de acolher a manifestação do Conselho Gestor sobre a formalização dos atos com a empresa proponente e, após discussão e esclarecimentos, a matéria foi submetida a votação, sendo aprovada por unanimidade dos Conselheiros presentes. Como mais nada havendo a tratar, a reunião foi encerrada, cabendo ao Conselheiro Secretário redigir e ler a Ata respectiva, que foi aprovada e assinada por todos os Conselheiros presentes;
Em atenção ao princípio da absoluta transparência, informamos que a referida Ata poderá ser acessada junto ao Diretor Administrativo-Financeiro do Clube.
Salvador, 06 de setembro de 2025
Raimundo Viana
Presidente do Conselho Fiscal do Esporte Clube Vitória".