"Momento é de mudança de rota total", avalia Paulo Analista sobre o Vitória no Brasileirão
Durante o episódio #63 do BN na Bola, apresentado por Bia Jesus e Thiago Tolentino na última terça-feira (1°), os comentaristas Paulo Analista, do canal Canto Rubro-Negro, e Marinho Júnior, do Canal do Puco, analisaram a paralisação do Campeonato Brasileiro e os efeitos dela para Bahia e Vitória. Segundo Paulo, o cenário atual exige uma mudança de rumo imediata por parte do Rubro-Negro baiano.
"Acho que é um momento sim de mudança. De mudança de rota total", avaliou o comentarista, ao analisar o desempenho do Vitória nas competições disputadas até aqui.
Ele destacou que, apesar de uma sequência invicta no primeiro semestre, a equipe apresentava os mesmos erros desde o início da temporada, e que isso ficou evidente nas últimas atuações. “A invencibilidade maquiou alguns desses erros. O torcedor do Vitória assistia à Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Brasileirão… e não via nenhuma linha de evolução”, disse.
Para Paulo, a pausa no calendário foi necessária, pois permitiu um momento de reavaliação. "Bahia de Feira, Ferroviária, Sousa... o Vitória teve dificuldades contra times de menor expressão. E quando o nível subiu, como no Brasileirão e na Sul-Americana, os problemas ficaram ainda mais evidentes."
O comentarista também comparou a realidade financeira dos clubes da elite, ao citar a força de investimento de times como Palmeiras e Fluminense, que acumulam prêmios milionários e tendem a crescer ainda mais com a chegada da janela de transferências. "Fluminense foi um time que no ano passado brigou com o Vitória e esteve até abaixo no Brasileirão. Hoje, com o poder financeiro que conquistou, tende a subir de patamar", destacou.
Na Série A, ele também projetou dificuldades para outras equipes tradicionais. "Para mim, o Inter está virtualmente na zona de rebaixamento. E o Santos, sinceramente, acho que volta para a Série B. As contratações dessa janela não empolgam."
Segundo Paulo, o Vitória hoje apresenta números piores do que os da última temporada, quando precisou de um segundo turno quase perfeito para evitar o rebaixamento. O alerta é claro: sem mudanças profundas, o Rubro-Negro pode viver novamente um cenário de risco.
Para assistir o programa completo na íntegra, acompanhe o canal do Bahia Notícias no YouTube, onde estão publicadas todas edições do Podcast BN na Bola.