VÍDEO: Torcedores do Vitória batem boca com imprensa carioca durante jogo contra o Flamengo
No último domingo (6), Vitória e Flamengo se enfrentaram no Barradão em jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão. Na arquibancada, o resultado por 2 a 1 favorável aos flamenguistas ficou em segundo plano após uma confusão entre alguns torcedores do Leão e membros da imprensa carioca.
Tudo começou quando o Vitória empatou a partida, aos 31 minutos do segundo tempo, momento em que os adeptos do time baiano começaram a xingar os jornalistas Júlio Miguel Neto e Rock Hudson, do canal Rubro News TV.
“Na hora do gol do Vitória, esses torcedores, que estavam muito eufóricos, começaram a proferir palavras de baixo calão e até aí tudo bem, é coisa do futebol, só que começaram a ultrapassar esse ponto. Falaram que iriam agredir, nos mandaram calar a boca, falando que não deveríamos falar muito, tanto que no meio da nossa cobertura e eu disse: ‘O clima aqui é muito hostil, eu não vou falar mais nada’, e isso é algo que cerceia a liberdade de expressão”, declarou Rock Hudson ao Bahia Notícias.
Um dos apresentadores do Rubro News TV, Rock, seguiu detalhando e relatou que um torcedor do Vitória acertou a cabeça de Júlio Miguel Neto, seu colega de trabalho, com uma garrafa de plástico. O jornalista ainda ressaltou que a cobrança é em prol da melhora da segurança do trabalho para todos os profissionais da área.
“No momento em que sai o segundo gol do Flamengo, momento esse em que estávamos reportando a nossa transmissão diretamente para mais de duas mil pessoas no YouTube, começaram as maiores ofensas e acertaram uma garrafa na cabeça do Júlio. Ele estava reportando para nosso público (em sua maioria, torcedores do Flamengo), mas também estava falando para a torcida do Vitória, mas como estava todo mundo com o espírito aflorado naquele momento, aconteceu o que aconteceu. Nossa preocupação não é apenas conosco, mas também com todos nossos colegas de profissão da Bahia e do Brasil”, finalizou.
Júlio Miguel Neto também relatou o que aconteceu para que a confusão se estabelecesse no setor das cadeiras do estádio Manoel Barradas, área em que fica logo abaixo das cabines de transmissão do Barradão, destinadas para a imprensa. Júlio revelou que uma das garrafas de água acertou o seu rosto e deixou um leve inchaço.
“Quando acontece o gol do Vitória, que fez até um bom segundo tempo, e poderia ter feito o segundo gol depois que empatou o jogo, foram deferidos palavras de baixo calão, que não é bom, para poder reproduzir aqui na íntegra, né? Até em respeito ao público do Bahia Notícias. Jogaram garrafinhas d'água, uma tava cheia, até acertou a minha testa de raspão, só tá um pouco inchado”, relatou.
QUEIXA NA CBF
O setorista afirmou que vai entrar em contato com a Confederação Brasileira de Futebol para representar oficialmente contra o Vitória. A equipe de transmissão e cobertura do dia a dia do Flamengo acrescentou que vai informar todo o acontecido para o clube carioca, visando ter o apoio do time da Gávea na causa.
"A gente pensa conversar com algumas pessoas responsáveis. Temos um ótimo relacionamento com a CBF. O Flamengo também vai ser comunicado, porque a gente tem uma ótima entrada com o futebol do clube, para o clube também tentar ver o que pode fazer para ajudar nisso. Não é nada contra Vitória, eu não quero nenhum tipo de problema, mas eu quero só o justo para todos os amigos e colegas da imprensa”, explicou Júlio Miguel Neto.
O Bahia Notícias entrou em contato com o Vitória e o presidente do clube, Fábio Mota, disse que irá se inteirar sobre o caso. O dirigente lembrou que não recebe queixas deste tipo de situação, envolvendo imprensa e torcida no Barradão, desde o ano passado, no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano, contra o Bahia, vencida pelo Rubro-Negro por 3 a 2. Na época, o clube chegou a se pronunciar após atos ofensivos de torcedores contra uma jornalista e um youtuber tricolor.
Em campo, o Leão volta a jogar nesta quinta-feira (10), às 19h, contra o Defensa y Justicia, no Estádio Norberto Tomaghello, na Argentina, pela 2ª rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana. (Atualizada às 11h41).
