Com oito estreantes, idade média da convocação brasileira cai quase cinco anos
Por Redação
Oito novos nomes apareceram na convocação da Seleção Brasileira realizada por Carlo Ancelotti nesta quarta-feira (9). Além dos novatos, outra questão se destacou entre os chamados: a idade. Com média de 24,4 anos, o treinador inicia o objetivo de rejuvenescer o elenco e preparar as próximas gerações do time nacional, após o resultado negativo na Copa do Mundo de 2026, quando a Seleção foi eliminada pela Noruega nas oitavas de final do torneio.
Entre os 26 convocados, irão debutar com a Amarelinha os goleiros Pedro Morisco, do Coritiba, e Otávio, do Cruzeiro; os zagueiros Arthur Dias, do Athletico Paranaense, e Jair Cunha, do Nottingham Forest; os laterais Matheuzinho, do Corinthians, e Mauro Júnior, do PSV; e os meio-campistas Breno Bidon, do Corinthians, e Gabriel Bontempo, do Santos.
Os mais jovens da lista são Estêvão (19), Arthur Dias (19), Rayan (20), Endrick (20) e Vitor Reis (20). Já os veteranos são Douglas Santos (32), Marquinhos (32), Raphinha (29), Pedro (29) e Bruno Guimarães (28).
"Temos que priorizar jovens que terão idade para a próxima Copa do Mundo ou a próxima Copa América", afirmou Ancelotti, explicando o porquê de deixar de fora atletas experientes nesta Data Fifa, sem descartar utilizá-los em convocações futuras.
Em comparação com os convocados para o Mundial, a Seleção Brasileira tinha uma idade média de 28,8 anos.
"É uma lista equilibrada, com jogadores que estiveram na Copa do Mundo. Vai ser importante para a próxima geração. Temos jovens que têm qualidade para representar o futuro da Seleção nos próximos anos. E temos também jogadores que estão atuando muito bem no Campeonato Brasileiro", disse.
Nesta data Fifa o Brasil viajará para a Oceania para enfrentar a Austrália duas vezes. O primeiro amistoso será no dia 25 de setembro, às 7h, no Queensland Country Bank Stadium, em Townsville. Quatro dias depois, em 29 de setembro, também às 7h, brasileiros e australianos voltam a se enfrentar, desta vez no Suncorp Stadium, em Brisbane. Os horários são de Brasília.
Na sequência, a delegação seguirá para a Índia. No dia 3 de outubro, às 11h, a Seleção enfrentará os donos da casa no Salt Lake Stadium, em Calcutá. Será o primeiro confronto entre as seleções principais de Brasil e Índia.
Confira a agenda:
- 25/09, às 7h: Austrália x Brasil — Queensland Country Bank Stadium, Townsville
- 29/09, às 7h: Austrália x Brasil — Suncorp Stadium, Brisbane
- 03/10, às 11h: Índia x Brasil — Salt Lake Stadium, Calcutá
