Vitória perde, mas é tetracampeão baiano
Por Éder Ferrari
Recuado do início ao fim, o Vitória jogou com o regulamento embaixo do braço e garantiu o segundo tetracampeonato da década, apesar de ter perdido de 2x1 para o Bahia, no início da noite deste domingo (2), no Barradão. O rubro-negro podia perder por um gol de diferença por ter melhor campanha durante a competição e feito 1x0 na primeira partida, em Pituaçu. O início do jogo, como não poderia deixar de ser, foi de tentativa de pressão tricolor. Organizado, o time de Renato Gaúcho ocupava o campo de ataque e marcava a saída de bola. Apesar da força defensiva, os jogadores do Vitória às vezes exageravam na marcação e três jogadores receberam cartão amarelo: Vanderson – poderia ter sido expulso já no começo pelo excesso de faltas -, Uelinton e Nino.
Consistente, o Bahia dominava, mas acabou punido por um erro bobo defensivo. Aos 19, Ramon cobrou escanteio fechado e Fernando, apertado, espalmou para a entrada da área pelo centro. Elkeson pegou a sobra e soltou uma bomba, sem chances para o arqueiro. Com uma vantagem enorme, o Vitória se fechou na defesa e deixava apenas Júnior para brigar na frente. O tricolor insistia nos cruzamentos para área, mas a defesa rubro-negra estava segura. Porém, no último lance da etapa, Fernando deu um chutão para frente com os dois times no campo do Vitória e Reniê furou de cabeça. A bola sobrou limpa para Rodrigo Grahl, que não teve o ímpeto de matador e, de frente para Viafara, preferiu rolar à Mendes, mas Wallace antecipou e, com a ponta da chuteira, cortou e evitou o empate.
Na volta para o segundo tempo o Bahia foi rápido. Logo com 1 minuto, Rogerinho cobrou falta da esquerda e Nen desviou de cabeça. Viafara bateu roupa e Rodrigo Grahl não perdoou. O Bahia seguiu pressionando, com cruzamentos para a área e quase marcou o segundo com Mendes, aos 11. Viafara espalmou e bola correu pelo travessão. O time de Renato Gaúcho seguia tentando e teve as esperanças renovadas aos 26. Vanderson deu carrinho frontal em Ananias e foi expulso. O treinador tentou colocar ainda mais pressão com a entrada de Edílson no lugar de Leandro. Por outro lado, Ricardo Silva fechou ainda mais com Neto Coruja na vaga de Elkeson. Em seguida, com o zagueiro Vilson no lugar do atacante Júnior.
No desespero, Renato colocou Lima na vaga de Nen. Porém, com as modificações, o tricolor pareceu ter perdido a força ofensiva. Os seguidos cruzamentos desapareceram. O leão passou a conseguir manter a bola um pouco mais distante da sua área. Entretanto, quando a torcida do Vitória já comemorava, Carlos Alberto cruzou da direita e a zaga tentou, em vão, fazer a linha de impedimento. Rodrigo Grahl, em condição legal, dominou no peito e chutou em cima de Viafara. Aos 45, Lima pegou a sobra e marcou o segundo. Porém, já não dava mais pra nada. Festa rubro-negra no Barradão.