Após saída do Palmeiras da Libra, Flamengo e Grêmio lançam comunicado sobre união para reajuste na verba de audiência
Por Sara Santos
Flamengo e Grêmio vieram a público, por meio de um comunicado conjunto, na tarde desta quarta-feira (6), anunciando que lutaram lado a lado para que fosse criado um critério de rateio da verba de audiência, prevista no contrato firmado entre a Globo e os clubes da Libra, onde fosse reconhecido a capacidade de cada clube de gerar valor econômico.
O comunicado veio um dia após o Palmeiras anunciar que estava saindo do bloco devido “atitudes egoístas”, que estariam inviabilizando a coesão necessária para a criação de um modelo compartilhado de gestão e governança. A fala foi vista como um recado direcionado ao Rubro-Negro Carioca, que mantinha uma realação de atrito com a diretoria alviverde.
Segundo a nota emitida pelo Flamengo e pelo Grêmio, ambas as equipes estiveram desde o início do ano defendendo que os critérios fossem revistos.
“Essa atuação foi fundamental para que Flamengo, Grêmio e os demais clubes da Libra firmassem, no último fim de semana, um acordo que encerra a divergência sobre a distribuição das receitas de audiência, parcela que corresponde a 30% da remuneração fixa total prevista no contrato de direitos de transmissão até 2029”, escreveram.
Segundo os clubes, o entendimento alcançado representa um equilíbrio entre o modelo defendido por Grêmio e Flamengo e a posição dos demais clubes da Libra. O esforço conjunto de todas as partes foi decisivo para a construção de uma solução consensual.
Na nota em que se anunciou a saída da Libra, o Palmeiras afirmou que a Liga “se distanciou de seus propósitos originais, consolidando-se, na prática, como um grupo heterogêneo dedicado a tratar exclusivamente de interesses individuais“.
O acordo firmado entre os grupos integrantes do bloco garante que, no período de 2026 a 2029, Flamengo e Grêmio ampliaram suas participações nas receitas de audiência em relação ao modelo anteriormente proposto, assegurando receitas adicionais para ambos os clubes.
“Flamengo e Grêmio reforçam seu compromisso com a construção de uma liga forte, sustentável e alinhada às melhores práticas internacionais, destacando que o diálogo, a responsabilidade institucional e a capacidade de convergência são fundamentais para o desenvolvimento do futebol brasileiro”, finalizaram.
