Impasse na Vila Canária leva Ypiranga a ficar fora do Baianão Sub-20 e do Profissional; entenda
Por Carlos Matos / Thiago Tolentino
O Ypiranga não estará presente no Campeonato Baiano Sub-20 de 2026 e, ao menos por enquanto, também ficará fora da Segunda Divisão do Estadual Profissional, que disputou na temporada passada. A decisão foi tomada pela diretoria do clube e está diretamente ligada à impossibilidade de utilização da Vila Canária, mando de campo do clube.
A reportagem do Bahia Notícias apurou que a direção optou por suspender a participação nas competições enquanto não houver condições adequadas de jogo no estádio, fator que, segundo o clube, compromete de forma significativa o planejamento financeiro.
De acordo com o Ypiranga, havia a expectativa de que intervenções prometidas pelo poder público entregassem o equipamento esportivo em condições ideais de uso. No entanto, o cronograma não foi cumprido até o momento, o que inviabilizou a montagem de elencos e a logística necessária para as disputas estaduais.
Procurada pela reportagem do Bahia Notícias, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), por meio do secretário Augusto Vasconcelos, informou que as obras na Vila Canária foram concluídas. Segundo o gestor, o estádio vem sendo utilizado pelo clube há algum tempo, restando apenas a execução de alguns reparos pontuais no equipamento esportivo.
Em nota, o clube informou que a paralisação é temporária e que aguarda definições para retomar o projeto esportivo.
"Estamos aguardando algumas definições neste sentido para retomarmos este projeto. No entanto, as equipes Sub17 e Sub15 participarão do estadual normalmente", informou a assessoria do clube.
LANÇAMENTO DO BAIANÃO SUB-20
Sem o Ypiranga, o Campeonato Baiano Sub-20 foi oficialmente lançado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) após a realização do conselho técnico na última segunda-feira (26). A edição contará com 24 equipes, número ampliado em relação às temporadas anteriores.
Estão confirmados na competição: Bahia, Vitória, Barcelona, Jacobina, Leônico, Catuense, Feirense, Atlético, Conquista, Camaçari, Jacuipense, Grapiúna, SSA FC, Bahia de Feira, Jequié, Galícia, Redenção, Porto, Juazeirense, Fluminense, Serrano, Camaçariense, Estrela de Março e ECPP Vitória da Conquista.
A reunião que definiu os detalhes do campeonato ocorreu na sede da FBF e contou com representantes de todos os clubes participantes. Na ocasião, foi apresentada a fórmula de disputa do torneio.
O encontro foi conduzido pela diretoria da entidade, com a presença do vice-presidente Manfredo Lessa, da diretora de competições Taíse Galvão, do diretor administrativo e financeiro Marcel Araújo, do diretor de registro e transferência Felipe Quadros e do presidente da Ceaf-BA, Jailson Freitas.
