Lesão tira João Fonseca do ATP de Brisbane e afeta início da temporada 2026
Por Redação
O início da temporada 2026 não ocorreu como planejado por João Fonseca. O tenista brasileiro de 19 anos sofreu uma lesão na região lombar e foi retirado da disputa do ATP 250 de Brisbane, na Austrália. Cabeça de chave número 6, Fonseca, atual 24º do ranking mundial, enfrentaria o norte-americano Reilly Opelka, 52º colocado, na noite deste domingo (4).
A ausência impede o carioca de defender os pontos conquistados com o título do Challenger de Camberra, obtido no mesmo período da temporada passada. Com isso, ele deixará de somar 125 pontos e sofrerá queda no ranking da ATP, que será atualizado nesta segunda-feira (5). Na projeção atual, o brasileiro já aparece na 29ª posição e pode sair do grupo dos 30 melhores, a depender dos resultados de outros jogadores em Brisbane.
A previsão é de que Fonseca se recupere a tempo de disputar o ATP 250 de Adelaide, programado para começar em 11 de janeiro, uma semana antes do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano, em Melbourne.
Por ter encerrado 2025 entre os 30 melhores do mundo, o tenista passará a cumprir exigências específicas do calendário da ATP ao longo dos próximos 12 meses. Entre elas, está a participação obrigatória em oito dos nove torneios Masters 1000, com exceção de Monte Carlo, além de cinco eventos da série ATP 500, sendo ao menos um após o US Open.
Apesar do contratempo, Fonseca já traçou o planejamento inicial da temporada. Após a gira australiana, o brasileiro tem previstas participações na Copa Davis, no ATP 250 de Buenos Aires, onde é o atual campeão, no Rio Open e nos Masters 1000 de Indian Wells e Miami.
