Classificado para as oitavas, Marrocos vence Zâmbia em última rodada da Copa Africana de Nações
Por Carlos Matos
Marrocos e Zâmbia finalizam o primeiro dia da terceira rodada da fase de grupos da Copa Africana de Nações nesta segunda-feira (29). Ayoub El Kaabi foi o destaque na vitória marroquina por 3 a 0 ao marcar dois gols. Mais cedo, a África do Sul venceu o Zimbábue por 3 a 2 e garantiu a classificação para as oitavas.
Anfitriã desta edição da CAN (Copa Africana de Nações), Marrocos recebeu a Zâmbia no Complexo Esportivo Moulay Abdellah, em Rabat. Logo aos nove minutos El Kaabi aproveitou a jogada ensaiada de escanteio e marcou de cabeça para os Leões do Atlas.
Ainda no primeiro tempo, aos 27’, Abdessamad Ezzalzouli cruzou rasteiro na área, El Kaabi não alcançou, mas a bola sobrou para Brahim Díaz bater de primeira e marcar mais um. No início da segunda etapa, a dobradinha de Azzedine Ounahi e El Kaabi em jogadas ensaiadas deu certo mais uma vez, e nesta oportunidade, o camisa 20 fez um golaço de bicicleta, fechando a conta por 3 a 0 para Marrocos.
Além do povo marroquino, os malianos também celebraram o triunfo expressivo da seleção treinada por Walid Regragui, porque acumulando três empates, sem vencer na primeira fase, Mali se junta a Marrocos e se classifica para as oitavas de final pelo Grupo A.
Antes disso, a África do Sul viveu minutos dramáticos até o gol da classificação para as oitavas da CAN. Em Marrakech, os sul-africanos venceram o Zimbábue por 3 a 2. Tshepang Moremi, Lyle Foster e Oswin Apollis marcaram os gols dos Garotos, enquanto os zimbabuanos contaram com o tento de Tawanda Maswanhise e o desvio contra de Aubrey Modiba.
Com isso, Egito e África do Sul se classificaram pelo Grupo B. No primeiro jogo do dia, os egípcios, que já haviam garantido a vaga na segunda rodada, empataram com Angola em 0 a 0.
Confira outros resultados da Copa Africana de Nações:
Zâmbia 0 X 3 Marrocos
Zimbábue 2 X 3 África do Sul
Angola 0 X 0 Egito
Comores 0 X 0 Mali
