Com venda encaminhada pelo Bahia, Tiago visita escolinha em Ipirá antes de seguir para os Estados Unidos
Por Thiago Tolentino
Antes de iniciar a trajetória no futebol norte-americano, o atacante Tiago aproveitou o período de férias para retornar à cidade natal, Ipirá, no interior da Bahia. Revelado pelo Bahia, o jogador teve a venda encaminhada pelo clube ao Orlando City, dos Estados Unidos, em uma negociação que pode chegar a 6 milhões de euros (cerca de R$ 38 milhões, considerando a cotação atual) entre valor fixo e bônus.
Durante a passagem pelo município, Tiago foi visto participando de uma partida informal com crianças e amigos. As imagens foram registradas pela EFBO Ipirá Bahia, escolinha onde o atacante deu os primeiros passos no futebol. Nascido em 2005, o jogador iniciou a formação esportiva no local antes de seguir para as categorias de base do Bahia. Veja as imagens:
No Tricolor, Tiago construiu toda a trajetória de base e passou a integrar os treinamentos da equipe principal em fevereiro de 2022. A estreia como profissional aconteceu em 2023, enquanto o primeiro jogo na Série A do Campeonato Brasileiro foi registrado em 2024.
A temporada de 2025 marcou a consolidação do atacante no elenco principal. Sob o comando do técnico Rogério Ceni, Tiago ganhou mais espaço e foi peça importante na campanha do Bahia em competições nacionais e regionais. Ele participou das disputas da Copa do Brasil, Copa Libertadores e Copa do Nordeste, torneio em que terminou como artilheiro e marcou um hat-trick na final, contribuindo diretamente para o título.
Ao todo, o atacante entrou em campo 53 vezes com a camisa do Bahia. Somente em 2025, foram 42 partidas, com 11 gols marcados e três assistências. No período, conquistou três títulos: os Campeonatos Baianos de 2023 e 2025, além da Copa do Nordeste de 2025.
Com a transferência encaminhada para o Orlando City, Tiago se tornou a terceira maior venda da história do Bahia, ficando atrás apenas de Biel e Lucho Rodríguez.
