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FIA aprova regulamentos da Fórmula 1 para 2026 e define ajustes no formato esportivo

Por Redação

FIA aprova regulamentos da Fórmula 1 para 2026 e define ajustes no formato esportivo
Foto: Divulgação / Fórmula 1

A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) encerrou, nesta quarta-feira (10), a última reunião do Conselho Mundial de Esporte a Motor de 2025, realizada em Tasquete, no Usbequistão. O encontro marcou a aprovação final do conjunto de regulamentos da Fórmula 1 para 2026 e trouxe atualizações sobre treinos, pré-temporada e procedimentos esportivos da categoria.

 

Entre as mudanças validadas, está o retorno ao formato tradicional de pré-temporada a partir de 2027. Após um período em que a quantidade de testes variou — chegando a duas rodadas com oito dias em 2022 —, a F1 deve manter em 2026 três semanas de atividades para adaptação das equipes aos novos carros e motores. No ano seguinte, porém, o modelo voltará a ter uma única rodada.

 

Os fins de semana que incluem corrida sprint também sofreram ajustes. A sessão de treino livre, que normalmente tem 60 minutos, poderá ser estendida em 2026 se for interrompida por bandeira vermelha. As demais etapas do formato — classificação sprint, sprint race, classificação oficial e corrida principal — permanecem inalteradas.

 

A FIA informou ainda a criação de um novo capítulo dentro do conjunto de regras da categoria, denominado Provisões Regulatórias Gerais, com a função de padronizar princípios comuns entre os regulamentos esportivo, técnico, financeiro e operacional. A intenção é evitar sobreposições e inconsistências entre os documentos.

 

Outra decisão aprovada foi o aumento temporário do limite de profissionais operacionais autorizados a trabalhar pelas equipes durante os fins de semana de Grande Prêmio. O número passará para 60 integrantes, medida considerada necessária para lidar com as demandas da nova geração de carros prevista para 2026.

 

A entidade também simplificou procedimentos de interrupção e reinício de provas. Nas classificações sprint, ficará mantida a limitação de pneus de pista seca, mesmo com presença de chuva. Carros utilizados em testes de pneus terão especificações revisadas para atender às exigências técnicas do futuro regulamento.

 

O pacote aprovado inclui ainda atualizações na carroceria ajustável acionada pelos pilotos e ajustes nas regras das unidades de potência, especialmente no gerenciamento de energia. Houve, também, revisão no artigo que aborda a flexibilidade estrutural dos componentes.

 

No campo das licenças, a FIA ampliou a pontuação concedida a competidores da IndyCar para obtenção da superlicença. Enquanto o campeão mantém os 40 pontos — suficientes para garantir elegibilidade ao documento —, os demais colocados passaram a receber valores maiores: 30 pontos para o vice-campeão, 25 para o terceiro, 20 para o quarto, 15 para o quinto, 10 para o sexto, oito para o sétimo, seis para o oitavo e três para o nono. O décimo colocado segue com um ponto. A avaliação considera os resultados acumulados nas três últimas temporadas dos pilotos em categorias reconhecidas.

 

A temporada 2026 da Fórmula 1 tem início previsto para 8 de março, com calendário de 24 etapas. O Grande Prêmio de São Paulo, no Autódromo de Interlagos, está marcado para o período de 6 a 8 de novembro.