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Startup baiana focada em registros esportivos cresce, conquista mercados globais e craques brasileiros

Por Redação

Startup baiana focada em registros esportivos cresce, conquista mercados globais e craques brasileiros
Foto: Divulgação

Tecnologia, baianidade e ousadia se unem no projeto Gravaê, um sistema de câmeras de alta performance, criado em Salvador em 2022. A solução permite a produção de vídeos em FULL HD, em tempo real ou gravados, através de um painel de gestão exclusivo, transformando lances esportivos amadores em registros de alta qualidade.

 

O sistema, que permite ao usuário gravar um momento específico com um simples toque em um botão, está presente em arenas, praias e praças públicas, e expandiu suas operações para cinco países: Brasil, Estados Unidos, México, Espanha e Bolívia. Fora do território nacional, o projeto opera sob a marca "ReplayMe".

 


Foto: Divulgação

 

“O Gravaê nasceu da prática esportiva amadora, mas hoje impulsiona um movimento de profissionalização das arenas no Brasil. Nosso foco é ajudar gestores a gerar conteúdo, receita e engajamento de forma simples e escalável”, declara Jorge Augusto, sócio e head de Revenue & Marketing.

 

A startup baiana encerra 2025 em fase de crescimento acelerado:

  • Média Mensal: 700 mil vídeos produzidos por mês.

  • Base de Usuários: Superior a 200 mil usuários cadastrados na plataforma digital.

  • Locais de Operação: Mais de 600 arenas utilizam o aplicativo.

  • Downloads: Mais de 500 mil downloads nas lojas de aplicativos.

  • Visualizações em Redes Sociais: Mais de 20 milhões de visualizações em conteúdos gerados e publicados no Instagram e TikTok.

 

A visibilidade do Gravaê foi impulsionada pela adesão de grandes nomes do esporte. O craque Neymar Jr. instalou o sistema em sua residência no Rio de Janeiro no final de 2024, tornando-se o cliente de número 100. O sistema também está presente na casa de Romário, da atleta Natalia Guitler e em unidades da Ronaldo Academy espalhadas pelo Brasil.

 

O Gravaê planeja manter a curva de crescimento para o próximo ano, com os seguintes objetivos:

  • Alcançar a marca de 1.500 clientes.

  • Estar presente em todo o território nacional.

  • Atingir a marca de 500 mil usuários ativos no aplicativo.

 

Com mais de 2 mil câmeras instaladas nacionalmente, a empresa não foca apenas no entretenimento, mas também oferece valor estratégico aos proprietários das arenas. O sistema auxilia na contabilização do fluxo de pessoas, fornece novas métricas de uso do espaço e permite que os vídeos sejam usados para comercializar marcas, aumentando a receita dos parceiros.

 

O projeto surgiu da necessidade pessoal de um dos fundadores, Vitor Varandas, engenheiro eletricista. Após um acidente de skate que o impediu de praticar jiu-jítsu, Varandas passou a jogar futevôlei. Diante da dificuldade em gravar seus próprios lances, ele desenvolveu um sistema experimental utilizando equipamentos de segurança da antiga empresa de seu pai.

 

“Tudo começou com a necessidade de registrar meus próprios lances. Ver a solução se tornar parte do dia a dia de milhares de atletas é a prova de que o esporte precisava dessa tecnologia”, diz Vitor Varandas, fundador.

 

O protótipo foi testado no CTF Marcelinho, ex-atleta mundialmente conhecido no futevôlei. O evento-teste gerou 150 vídeos e marcou o lançamento do produto no mercado.

 

O sistema oferece duas formas de acesso:

  1. Tempo Real: Um link disponibilizado pela arena ou parceiro permite que o conteúdo da câmera seja assistido imediatamente.

  2. Gravação por Botão: Ao apertar um botão vermelho no local, o sistema grava o que aconteceu em um intervalo de tempo (incluindo segundos antes e após o toque). O usuário pode, então, baixar o aplicativo e localizar o vídeo gerado gratuitamente.