Paulo Afonso recebe 9º Festival Remo de Ouro, com mais de mil participantes e presença de dirigente mundial do Dragon Boat
Por Redação
O município de Paulo Afonso dá início, nesta sexta-feira (5), ao 9º Festival Remo de Ouro Nacional, que segue até domingo (7). O evento reúne alunas dos núcleos do projeto Dragon Boat de Paulo Afonso, Salvador, Camamu e São Félix, além de praticantes de Ceará, Rio Grande do Sul, Sergipe, Alagoas e atletas locais.
Os núcleos baianos da modalidade, mantidos pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), atendem mais de 600 pessoas — a maioria mulheres, incluindo sobreviventes do câncer de mama. Para esta edição, o festival alcançou recorde de participação.
"Será um grande torneio, porque temos um total de 58 times inscritos. Mais de mil pessoas estarão envolvidas", afirma Cesare Decarli, pioneiro do Dragon Boat na Bahia e responsável por manter a prática ativa em Paulo Afonso há 15 anos.
As provas acontecem no balneário O Touro e a Sucuri, um dos principais cartões-postais da cidade. Entre os 58 times, 54 competirão oficialmente. Outros quatro — formados por idosos, usuários de unidades CAPs, crianças e jovens com TEA e pessoas com deficiência — participarão de apresentações especiais. “São grupos que passarão a integrar o projeto apoiado pelo governo do estado a partir do próximo ano”, acrescenta Decarli.
O festival também recebe o presidente da International Dragon Boat Federation (IDBF), o italiano Claudio Schermi. A presença do dirigente reforça a projeção da modalidade na Bahia. Em 2027, Salvador sediará o Pan-Americano de Clubes de Dragon Boat, o primeiro da história na América do Sul, com disputas previstas para a Praia da Penha, na Ribeira.
"A expectativa é reunir mais de 2 mil atletas de todo o mundo", destaca Rogério Xavier, presidente da Confederação Brasileira de Dragon Boat.
As disputas envolvem barcos de cerca de 13 metros, com até 22 integrantes — remadores, timoneiro e ritmista — percorrendo 350 metros na raia montada em Paulo Afonso. Vence a equipe que completar o trajeto em menor tempo.
Além das provas, a programação inclui curso de arbitragem, cerimônia de abertura, apresentações e uma sessão especial na Câmara de Vereadores, com homenagens e moções de aplauso a participantes de destaque.
