Ex-Vitória, zagueiro Victor Ramos planeja se tornar prefeito de Rodelas após se aposentar do futebol; saiba detalhes
Por Thiago Tolentino
Ídolo do Vitória e um dos zagueiros mais marcantes do clube nas últimas décadas, Victor Ramos já projeta o futuro para quando pendurar as chuteiras — e ele passa longe dos gramados. Aos 36 anos, o defensor confirmou, em entrevista ao BN na Bola na última terça-feira (18), que pretende seguir carreira política, assumindo um sonho antigo inspirado diretamente pelo pai, Emanuel Rodrigues Ferreira, atual prefeito de Rodelas.
Contratado pela Juazeirense para disputar o Campeonato Baiano de 2026, Victor reconhece que está na reta final de sua trajetória como atleta.
"Logicamente estou muito mais pro final do que para o começo da carreira. Estou com 36 anos, caminhando para 37. E eu quero seguir na política. Quero ser futuramente, se Deus quiser, prefeito de Rodelas", afirmou.
O zagueiro destacou a longa experiência do pai na vida pública — já são 20 anos de atuação política — e não escondeu o desejo de seguir esse caminho. "Ele tem uma linda carreira política em Rodelas e, se Deus quiser, quero seguir os passos dele. É um sonho que tenho também."
A ligação de Victor com a cidade do Vale do São Francisco é antiga e afetiva. Sempre que pode, o jogador volta ao interior para visitar familiares e amigos. "Gosto muito do povo de Rodelas, é uma cidade que tenho no meu coração. Sempre que tenho uma folguinha vou lá", contou.
Ele relembrou ainda que participou ativamente das últimas campanhas do pai, chegando a se afastar momentaneamente do futebol para reforçar o trabalho eleitoral. "Eu gosto desse calor humano. Isso pra política é muito importante. Está no sangue."
A vocação política, segundo ele, não é novidade. Em 2015, enquanto defendia o Palmeiras, Victor já demonstrava interesse em seguir a carreira pública e descartava se tornar treinador de futebol, mencionando até os estereótipos que enfrentava.
“Eu sou muito comunicativo, falo com todo mundo como meu pai. Futebol é complicado, ser treinador não tenho muito perfil, ainda mais cheio de tatuagem (risos). Mas quero sair do futebol depois, penso em seguir a carreira de político no interior da Bahia como meu pai, ou em Salvador”, disse, à época.
O pai do zagueiro, Emanuel Rodrigues Ferreira, natural de Paulo Afonso, está atualmente em seu quarto mandato como prefeito de Rodelas. Foi eleito pela coligação PCdoB/PT pela primeira vez em 2008 e renovou o comando do município em 2012. Voltou ao cargo em 2020 e novamente em outubro de 2024. Emanuel também foi um dos fundadores do PT em Abaré e mantém forte presença política no Vale do São Francisco.
A relação de Victor com as campanhas do pai vem de longa data. Em 2012, ano em que ajudou o Vitória a conquistar o acesso à Série A, o zagueiro também participou da mobilização política em Rodelas.
TRAJETÓRIA DE VICTOR RAMOS NO VITÓRIA
Revelado nas categorias de base do rubro-negro baiano, Victor Ramos estreou no profissional em 2008 e se firmou como titular no ano seguinte. Após ser negociado com o futebol europeu, retornou ao clube em 2012 para uma das melhores fases da carreira: foi protagonista, marcou gols decisivos e voltou a criar forte identificação com a torcida.
Seu terceiro ciclo pelo Leão ocorreu em 2016, período marcado por boas atuações, mas também por polêmicas extracampo que ajudaram a moldar sua personalidade pública. O quarto retorno veio em 2019, quando assinou até o fim da temporada, mas pediu rescisão dois meses depois.
Com a despedida dos gramados cada vez mais próxima, Victor Ramos mira cada vez mais a arena política, onde ele diz aguardar e transformar a mesma intensidade que demonstrou em campo em trabalho para o povo de Rodelas. "O sangue que tive para ser jogador foi realizado. E isso, a política, vai se concretizar novamente. Futuramente pretendo seguir esse caminho", concluiu.
