Warner Bros processa jogador turco por uso de referências de ‘Harry Potter’ em comemorações e posts
Por Redação
A Warner Bros. Entertainment abriu um processo contra o meia-atacante turco Kerem Akturkoglu, do Fenerbahce e da seleção da Turquia, por uso indevido de elementos visuais e sonoros da franquia Harry Potter. A informação foi divulgada por veículos internacionais como A Bola (Portugal) e Dünya (Turquia).
A ação foi registrada no Tribunal Civil de Direitos de Propriedade Intelectual e Industrial de Istambul. Segundo a denúncia, o problema não está nas comemorações de gol em que o jogador simula gestos feitos com varinhas mágicas — algo que viralizou mais de uma vez —, mas no uso dos elementos da saga em suas redes sociais.
De acordo com a Warner, Akturkoglu publicou fotos, artes e vídeos com referências que são protegidas por direitos autorais e marca registrada. Entre elas, citações diretas a termos como “Harry Potter”, “Hogwarts” e “Grifinória”, além da utilização da trilha “Hedwig’s Theme”, ícone da franquia, e de animações inspiradas em personagens do universo criado por J.K. Rowling. O processo também aponta o uso de brasões, cenários e figurinos semelhantes aos dos filmes. Confira esse post nas redes sociais de Kerem:
As marcas relacionadas à saga são registradas junto ao Instituto Turco de Patentes e possuem alto valor comercial global, o que reforça, segundo a produtora, a necessidade de autorização formal para uso.
Kerem, de 27 anos, defendeu clubes como Galatasaray e Benfica antes de chegar ao Fenerbahce, em setembro. Ele também integra a seleção turca.
Em declaração divulgada pelo The Sun, o advogado do jogador rebateu a acusação:
“Kerem Aktürko?lu nasceu em 1998. O personagem Harry Potter começou a se popularizar mundialmente em 1997. Não seria correto levantar questões legais sobre Akturkoglu comemorar um gol após ser influenciado por um personagem querido de sua infância.”
