Com um empate contra Tunísia em amistoso, Seleção Brasileira encerra temporada de 2025
Por Carlos Matos
Com um empate em 1 a 1, a Seleção Brasileira fechou a temporada de 2025. Brasil e Tunísia se enfrentaram na tarde desta terça-feira (18), no Decathlon Stadium, em Lille, na França, em um amistoso internacional. Hazem Mastouri abriu o placar para os tunisianos, e ainda na primeira etapa, Estêvão deixou as equipes em pé de igualdade ao converter um pênalti.
Com o resultado, o Brasil terminou a temporada com 10 jogos disputados, cinco vitórias, dois empate e três derrotas. Embora o aproveitamento seja positivo, a Seleção passou por um revés histórico de 4 a 1 contra a Argentina durante as Eliminatórias.
Revés esse que gerou a demissão de Dorival Júnior, e posteriormente, a contratação de Carlo Ancelotti. Sob o comando do italiano, a Canarinho soma quatro vitórias, dois empate e duas derrotas.
Ambas as seleções já estão classificadas para a Copa do Mundo de 2026, mas por um lado, a Tunísia ainda tem compromissos em 2025. Os tunisianos disputam, em dezembro, a Copa Africana de Nações.
O Brasil, por sua vez, só volta a campo na Data Fifa de março, onde fará mais dois amistosos preparatórios para o Mundial, sendo esses confrontos contra a França e a Croácia.
O JOGO
Aos dois minutos, Estêvão saiu da ponta direita costurando pelo meio, encontrou um espaço e finalizou de fora da área, mas a bola desviou na zaga e gerou o primeiro escanteio da partida.
Boa finalização
O goleiro da Tunísia errou na saída de bola e Bruno Guimarães roubou a posse. O meia passou para Rodrygo, que avançou até a grande área e bateu cruzado aos nove minutos, mas Talbi bloqueou o chute que iria para o gol.
Gol da Tunísia
Wesley dominou a bola errado e acabou perdendo a posse para o ataque tunisiano. Em rápida jogada de contra-ataque, Ali Abdi fez um belo lançamento para Hazem Mastouri, que entrou na área e chutou cruzado para fazer o primeiro gol do jogo aos 23 minutos.
Boa chegada
Depois de uma troca de passes, Matheus Cunha rolou a bola para Rodrygo na grande área. O camisa 10 finalizou, mas o chute desviou em Valery e foi para fora aos 38’.
GOOOL DO BRASIL!
Depois de uma cobrança de escanteio, o zagueiro Bonn desviou com a mão na bola. Após a análise do VAR, o árbitro Jérome Brisard marcou pênalti para o Brasil. Aos 44 minutos, Estêvão converteu a cobrança para empatar o jogo.

Estêvão comemorando gol de empate | Foto: Rafael Ribeiro/CBF
SEGUNDO TEMPO
Aos oito minutos, Elias Saad fugiu da marcação de Casemiro, avançou pelo corredor central, passou por Marquinhos e finalizou com muito perigo de fora da área. O Brasil era superior no momento, mas a Tunísia teve a melhor oprtunidade do início da segunda etapa.
Pênalti marcado para o Brasil
A defesa da Tunísia tentou sair jogando e Dylan Bronn chutou a bola em Vinicius Júnior. A posse sobrou para Ferjani Sassi, que foi desarmado por Vitor Roque. O atacante tentou avançar, mas foi puxado na grande área. O árbitro marcou pênalti para a Seleção Brasileira aos 30 minutos.
Pênalti perdido
Lucas Paquetá pediu a bola para cobrar o pênalti que poderia colocar a Seleção Brasileira na frente do placar. Mesmo sendo conhecido por ser cobrador oficial do West Ham, o meio-campista chutou por cima do gol aos 32', seguindo então o placar de 1 a 1.
Na trave!
Nos acréscimos, Estêvão teve a oportunidade de dar a vitória para a Seleção Brasileira, mas o chute cruzado do camisa 20 beijou a trave e foi para fora.
FICHA TÉCNICA
Brasil 1x1 Tunísia
Amistosos Internacionais
Local: Decathlon Stadium, em Lille, na França
Data: 18/11/2025
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Jérome Brisard (FRA)
Assistentes: Alexis Auger (FRA) e Erwan Finjean (FRA)
VAR: Alexandre Castro (FRA)
Transmissão: Globo, SporTV e GeTV (YouTube)
Gols: Mastouri aos 23’ do 1º tempo, Estêvão aos 44’ do 1º tempo;
Cartões: Wesley, [Brasil]; Ali Abdi [Tunísia]
Brasil: Bento; Wesley (Danilo), Marquinhos, Éder Militão (Fabrício Bruno) e Caio Henrique; Casemiro (Fabinho), Bruno Guimarães (Lucas Paquetá) e Matheus Cunha (Vitor Roque); Estêvão, Vini Jr. e Rodrygo (Luiz Henrique). Técnico: Carlo Ancelotti.
Tunísia: Aymen Dahmen; Yan Valery, Montassar Talbi, Dylan Bronn, Yassine Meriah e Ali Abdi (Ben Ouanes); Ellyes Skhiri e Ferjani Sassi; Hannibal Mejbri (Chaouat) e Elias Saad (Achouri); Hazem Mastouri (Ismael Gharbi). Técnico: Sami Trabelsi.
