Família de Caio Júnior, ex-técnico de Vitória e Bahia, garante na Justiça direito à indenização da Chapecoense
Por Redação
A família de Caio Júnior, ex-técnico do Vitória e da Chapecoense, morto no desastre aéreo de 2016, obteve vitória definitiva na Justiça trabalhista: o clube catarinense será obrigado a pagar indenizações por danos morais e materiais. A decisão, tomada pela 1ª Câmara do TRT da 12ª Região, não admite recurso por parte da Chapecoense. As informações são do repórter Diego Piovezan, do ge.globo.
O processo agora segue para o Tribunal Superior do Trabalho (TST) — a pedido da própria família — onde será definida a base de cálculo das indenizações. Só depois dessa etapa o caso retorna a Santa Catarina para execução.
O QUE AINDA SERÁ DEFINIDO?
Segundo o advogado Ruy Barbosa, o ministro Sérgio Pinto Martins analisará critérios como:
- Expectativa de vida de Caio Júnior, estimada pelo IBGE em pelo menos mais 20 anos além de 2016;
- Valores de danos morais e materiais;
- Definição da pensão mensal à viúva Adriana Saroli e ao filho mais novo.
Após isso, a Chapecoense será intimada a pagar os valores. Direitos de imagem não integrarão o cálculo. Adriana, viúva, e Gabriel Saroli, filho do ex-treinador, também receberão FGTS, multas e ressarcimentos. O crédito será incluído na Recuperação Judicial da Chapecoense, conforme informou o presidente Alex Passos.
PASSAGEM DE CAIO JR. PELO VITÓRIA
Até os dias atuais, Caio é tido como um dos maiores treinadores do Vitória. Foi com ele no comando que o Leão conseguiu a melhor campanha da história nos pontos corridos do Brasileirão, em 2013. Na ocasião, o Leão terminou na quinta colocação, com 59 pontos, ficando com três a menos que o Botafogo e perdendo a chance de se classificar para sua primeira Copa Libertadores.
Além do Brasileiro, o ex-treinador foi campeão baiano com o clube no mesmo ano, ficando marcado pelas goleadas aplicadas em cima do rival, Bahia, por 5 a 1 e 7 a 3. Nesta temporada, Caio Júnior encerrou sua passagem com 21 vitórias, oito empates e 14 derrotas em 43 jogos disputados.
PASSAGEM PELO BAHIA
Em 2012, O técnico Caio Júnior teve uma passagem curta pelo Bahia. Ele comandou a equipe por apenas dez jogos antes de pedir demissão por motivos familiares. Ao todo, foram duas vitórias, quatro empates e cinco derrotas.
ACIDENTE DA CHAPECOENSE
O acidente com o voo da LaMia completa nove anos em 29 de novembro. O avião caiu durante a aproximação para Medellín, quando a delegação viajava para a final da Copa Sul-Americana. 71 pessoas morreram, entre jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas.
Em 2018, a Aeronáutica Civil da Colômbia concluiu que a aeronave partiu com combustível insuficiente, consequência de falhas de gestão de risco da empresa. Sem combustível, os motores pararam, e o avião caiu durante o planeio.
