Uma constelação brilhante: Estrela de Março se prepara para fazer ‘seu melhor ano da história’
Por Carlos Matos
Clube tradicional de Salvador, o Estrela de Março vive um dos momentos mais marcantes de sua história. Fundado em 1961, o time conquistou, em 2024, a inédita classificação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha 2026, principal competição de base do país. Além da vaga histórica, o clube vem consolidando seu trabalho nas categorias de base, que se tornou o foco principal da instituição nos últimos anos.
“Estamos no momento de ajustes de orçamento para 2026, que será um ano importantíssimo para nosso clube. Conseguimos, através do Campeonato Baiano Sub-20, nos classificar para a Copa São Paulo, a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste da categoria. Teremos calendário cheio e, com isso, precisamos ser mais agressivos na captação para aproveitar as vitrines que conquistamos”, afirmou Éder Ferrari, gerente de futebol do Estrela de Março, em entrevista ao Bahia Notícias.
O dirigente destacou ainda que o projeto do clube está centrado no desenvolvimento de jovens talentos. “O trabalho do Estrela de Março é justamente esse. Fazemos a captação de talentos, trazemos para o clube e preparamos para o mercado. Nosso principal objetivo é esse! Portanto, se tem saído muitos atletas, é sinal de que o trabalho está indo no caminho certo”, completou.
TRADIÇÃO E RECONSTRUÇÃO
Apesar de ter feito apenas uma participação na elite do futebol baiano, em 1966, quando subiu após o vice-campeonato da Segunda Divisão diante do Redenção, o Estrela de Março sempre manteve presença constante nas competições estaduais. O clube, ao longo das décadas, acumulou campanhas notáveis na Segundona, como a de 1988, quando ficou a um passo do retorno à elite, sendo derrotado pelo Galícia na final.
Com 61 anos de história, o Estrela aposta agora na base como motor de crescimento. O bom desempenho no Baiano Sub-20 em 2025 rendeu não apenas o acesso à Copinha, mas também vagas para a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste da categoria, um feito que coloca o clube entre os principais do estado no cenário formativo.
Ferrari também avaliou a atual temporada e foi direto ao reconhecer que o desempenho, apesar de positivo, poderia ter sido melhor.
“De forma alguma (as expectativas foram atendidas). Não que a temporada tenha sido negativa, e não foi, o saldo terminará positivo, mas podíamos ter feito mais coisas, ter sido mais assertivos em determinadas análises de projeções de alguns atletas, por exemplo”, avaliou.
Segundo ele, o clube já começou a corrigir rotas e aperfeiçoar processos internos. “Já estamos corrigindo rotas. Aprender com os erros e os acertos é fundamental para não se acomodar”, pontuou.
OLHAR PARA O FUTURO
O Estrela de Março encerra 2025 com a sensação de que está pronto para alçar voos maiores. Com calendário cheio e planejamento antecipado, a meta é transformar o próximo ano no mais vitorioso da história do clube.
“As expectativas para 2026 são as melhores possíveis. Estamos planejando com antecedência, para fazer as correções devidas e melhorar o que foi feito de bom. Nossa expectativa é que tenhamos o melhor ano de nossa história”, projetou Ferrari.
Entre tradição e renovação, o Estrela de Março renasce no cenário do futebol baiano, agora, com os olhos voltados para o futuro e o compromisso de seguir formando talentos que carreguem adiante o brilho desta constelação nos gramados do Brasil.
