Baiano Matheus Vidal quebra recorde mundial de waterline nos cânions de Paulo Afonso
Por Redação
O baiano Matheus Vidal, natural de Itamaraju, entrou para a história ao quebrar o recorde mundial de waterline — modalidade do slackline praticada sobre a água. Ele percorreu 859 metros de fita sobre o Rio São Francisco, nos cânions de Paulo Afonso, em 55 minutos. A marca supera o antigo recorde de 750 metros, estabelecido na Itália em 2017.
O feito foi registrado na última terça-feira (28) e consolidou Vidal como um dos principais nomes do equilíbrio extremo no mundo. Conhecido como o “Mago do Equilíbrio”, o atleta comemorou a conquista destacando a importância de realizá-la em casa.
“Queria muito trazer esse recorde para a Bahia. Os cânions do Velho Chico foram o cenário perfeito para esse projeto. É o meu segundo recorde quebrado no estado este ano”, disse o atleta. Em março, Vidal já havia estabelecido outro marco ao percorrer 1.420 metros de highline (de olhos vendados) em Itatim, a 150 metros de altura.
O atleta agradeceu o apoio recebido de instituições públicas e parceiros locais, como a Sudesb, a Prefeitura de Paulo Afonso, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal, que contribuíram com a estrutura e segurança da travessia.
Vidal, que já foi tricampeão mundial de highline na China (2023, 2024 e 2025) e duas vezes terceiro colocado no ranking mundial, também conquistou a prata no campeonato disputado na França em julho e venceu uma competição promocional na Estônia.
A operação do recorde contou com o suporte de nove atletas e técnicos de diferentes estados, incluindo dois de Paulo Afonso.
A programação em comemoração ao recorde segue nesta quinta-feira (30), com uma intervenção na ponte metálica da cidade. Vidal e outros atletas fazem uma demonstração sobre as águas do Velho Chico. No sábado (1º), haverá uma vivência aberta ao público no belvedere O Touro e a Sucuri, onde crianças e adultos poderão experimentar o desafio do equilíbrio sobre a fita.
