Árbitro chileno usa o VAR para promover conscientização sobre o câncer de mama
Por Redação
O clássico entre Coquimbo Unido e Colo-Colo, válido pela 24ª rodada do Campeonato Chileno, teve um início diferente no último fim de semana. Antes mesmo do apito inicial, o árbitro Juan Sepúlveda foi até o VAR, mas o que apareceu na tela não foi uma jogada duvidosa, e sim um alerta pela prevenção ao câncer de mama.
A iniciativa fez parte da campanha “Chequeo para salVAR”, promovida pela ONG Chile Sin Cáncer em parceria com a TNT Sports Chile. A proposta foi transformar o tradicional recurso do vídeo-assistente em um chamado à conscientização sobre o diagnóstico precoce da doença.
De acordo com a organização, 16 mulheres são diagnosticadas com câncer de mama todos os dias no Chile, e a maioria delas descobre a doença em estágio avançado. Como parte da campanha, a ONG também ofereceu mamografias gratuitas à população.
A ação buscou aproveitar a visibilidade do futebol para reforçar a importância do autoexame e da realização periódica de mamografias, principais formas de detecção precoce do câncer de mama.