Presidente do Barcelona admite 'desgaste' com Messi após saída do Barcelona: "A relação se estragou"
Por Redação
O presidente do Barcelona, Joan Laporta, reconheceu que a relação com Lionel Messi se deteriorou após a saída do atacante em 2021. Em entrevista ao canal catalão 3Cat, divulgada nesta segunda-feira (13), o dirigente explicou que o rompimento contratual com o argentino abalou um vínculo construído ao longo de mais de duas décadas.
"Quem é deus? Cruyff. Tínhamos uma relação muito boa com o Messi. Mas, quando não renovamos o contrato, essa relação se estragou. Conseguimos alguma reaproximação. O que queremos é poder fazer para ele a grande homenagem que merece", afirmou Laporta.
A ruptura entre clube e jogador ocorreu em agosto de 2021, quando o Barcelona anunciou que "obstáculos financeiros e estruturais" impossibilitaram a renovação do vínculo. A decisão encerrou uma trajetória de 21 anos e 17 temporadas no time principal, marcada por recordes e títulos.
Messi disputou 778 partidas pelo Barcelona, marcou 672 gols e conquistou 35 troféus, entre eles dez títulos do Campeonato Espanhol e quatro da Liga dos Campeões da Europa. Foi também eleito seis vezes o melhor jogador do mundo enquanto vestia a camisa blaugrana.
Mesmo após a saída, o atacante manteve o apreço pelo clube e pela nova geração de atletas formados na base catalã. Em entrevista concedida à TV3 em 2024, Messi elogiou o trabalho desenvolvido pelo técnico Hansi Flick e o desempenho do elenco.
"É espetacular como os garotos estão respondendo à confiança que estão dando a eles. É um grande orgulho ver como a equipe principal está representada neste momento. Este Barça é espetacular e não me surpreende", declarou.
O argentino também reafirmou o desejo de voltar a viver na cidade onde construiu a maior parte da carreira.
"Na nossa cabeça, o futuro é voltar a viver em Barcelona. Meus filhos, minha esposa e eu sentimos muita falta de Barcelona. Temos amigos e deixamos muitas coisas lá. Meus filhos são catalães. Morei em Barcelona toda a minha vida e sinto muita falta. Nunca se sabe aonde a vida vai te levar, mas nossa intenção é voltar porque é nossa casa", disse.
Desde julho de 2023 após deixar o Paris Saint Germain (PSG), Messi defende o Inter Miami, dos Estados Unidos. Sua chegada transformou o clube e impulsionou a Major League Soccer (MLS) em escala global. O argentino conduziu a equipe, então lanterna da liga, ao primeiro título de sua história, a Leagues Cup 2023, terminando como artilheiro e melhor jogador da competição.
Além do impacto esportivo, o camisa 10 elevou a visibilidade e as receitas da MLS, com aumento nas vendas de ingressos, contratos de mídia e produtos licenciados. Também atraiu ex-companheiros do Barcelona — Sergio Busquets, Jordi Alba e, posteriormente, Luis Suárez.
Desde que chegou ao futebol norte-americano, Messi disputou 81 partidas, marcou 68 gols e deu 36 assistências. Em 2025, o Inter Miami figura entre os líderes da Conferência Leste e briga pelo título da liga. Na atual temporada, o argentino soma 42 jogos, com 34 gols e 18 assistências.