Jérôme Boateng anuncia aposentadoria do futebol aos 37 anos
Por Redação
Campeão mundial com a Alemanha em 2014 e ídolo do Bayern de Munique, Jérôme Boateng encerrou oficialmente a carreira. O zagueiro de 37 anos anunciou no último sábado (20) que não atuará mais profissionalmente após o término de seu contrato com o LASK Linz, da Áustria. A decisão foi comunicada por meio das redes sociais.
"Joguei por muito tempo, por grandes clubes, pela minha seleção. Aprendi, venci e perdi. O futebol me deu muito. Agora, é hora de seguir em frente. Não por ter que fazer isso, mas porque estou pronto. Sou grato por tudo. Pelos meus times, pelos torcedores e pelas pessoas que me apoiaram. Acima de tudo, minha família e meus filhos, que sempre estiveram ao meu lado. Família, amigos, fãs, chegou a hora", escreveu Boateng.
Revelado pelo Hertha Berlim, o defensor iniciou a carreira profissional em 2006. Passou pelo Hamburgo e teve breve experiência no Manchester City antes de chegar ao Bayern, onde se consolidou como um dos principais zagueiros do mundo. No clube alemão, conquistou inúmeros títulos, incluindo duas Ligas dos Campeões (2013 e 2020).
Pela seleção, disputou 76 partidas, foi terceiro colocado na Copa de 2010 e campeão em 2014, formando parte de uma das gerações mais vitoriosas do futebol alemão. Nos últimos anos, defendeu Lyon (França), Salernitana (Itália) e, mais recentemente, o LASK Linz.
POLÊMICAS EXTRACAMPO
A carreira de Boateng, no entanto, também foi marcada por controvérsias fora de campo. Em 2021, foi condenado e multado por violência doméstica. Em 2024, sua mãe, Martina Boateng, o acusou de ter histórico de abusos contra mulheres. Em e-mail divulgado pela revista Der Spiegel, ela enfatizou que o ex-jogador não quer enfrentar as consequências.
"Meu filho tem abusado mental e fisicamente de mulheres há anos. Agora, Kasia Lenhardt foi encontrada morta e ele não quer enfrentar as consequências pelo seu comportamento", afirmou.
Kasia Lenhardt, ex-namorada do jogador, foi encontrada morta em fevereiro de 2021, em Berlim. O caso repercutiu amplamente na Alemanha e marcou os últimos anos da trajetória de Boateng.