Thiago Silva reencontra o Bahia 18 anos após eliminar o Tricolor na Copa do Brasil de 2007; relembre
Por Thiago Tolentino
O duelo entre Bahia e Fluminense, que acontece na noite desta quinta-feira (28), às 19h30, na Casa de Apostas Fonte Nova, traz consigo um personagem especial nas quartas de final da Copa do Brasil. Aos 40 anos, Thiago Silva é o único remanescente em campo do último confronto entre as equipes no torneio, em 2007, quando o Tricolor das Laranjeiras avançou após eliminar o Esquadrão.
Naquela edição, os times se enfrentaram nas oitavas de final. O jogo de ida terminou empatado em 1 a 1 no Maracanã, enquanto a volta, em Salvador, ficou no 2 a 2. O gol marcado por Soares, aos 22 minutos do segundo tempo, garantiu a classificação do Flu graças ao critério de gols fora de casa, vigente na época. Thiago Silva foi titular absoluto nas duas partidas. Confira abaixo as escalações da época:
Foto: Divulgação
FLUMINENSE 1 X 1 BAHIA (IDA, MARACANÃ)
Fluminense: Fernando Henrique; Rafael Pereira, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Arouca, Carlos Alberto e Thiago Neves; Romeu dos Santos, Alex Dias e Rafael Moura.
Bahia: Paulo Musse; Maricá, Herbert, Émerson e Victor Boleta; Rogério, Marcone e Fausto; Moré, Fábio Saci e Rafael Bastos.
BAHIA 2 X 2 FLUMINENSE (VOLTA, FONTE NOVA)
Bahia: Paulo Musse;. Émerson, Ávine, Rogério e Marcone; Humberto, Emerson Cris, Fausto e Danilo Rios; Moré e Fábio Saci.
Fluminense: Fernando Henrique; Rafael Pereira, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Fabinho Soldado, Arouca, David e Cícero; Alex Dias e Rafael Moura.
Aquela equipe do Flu seguiu adiante, eliminando Athletico e Brasiliense, e superando o Figueirense na decisão, conquistando o título da Copa do Brasil. A base daquele elenco seria a mesma que, em 2008, alcançaria a final da Libertadores da América, perdida para a LDU no Maracanã.
Foto: Dhavid Normando/Fluminense FC
Thiago Silva deixaria o clube no ano seguinte para iniciar sua trajetória de sucesso no futebol europeu. No currículo, acumula passagens por Milan, PSG e Chelsea, conquistando 31 títulos, incluindo uma Champions League, um Mundial de Clubes, sete Campeonatos Franceses e um Campeonato Italiano. Pela Seleção Brasileira, foi presença em três Copas do Mundo (2014, 2018 e 2022), além de erguer uma Copa América e uma Copa das Confederações.
Conhecido como “Monstro”, o zagueiro retornou ao Flu em 2024. Desde então, disputou 47 partidas e marcou dois gols, mas em 2025 vem sofrendo com problemas físicos, tendo atuado em apenas 27 dos 54 jogos da temporada.
O reencontro entre Bahia e Fluminense promete equilíbrio. Jogando na Fonte Nova, o Tricolor de Aço não perde para os cariocas há quatro anos. No entanto, no Maracanã, a escrita é favorável ao Flu: o Bahia não vence no Rio de Janeiro há 13 anos. O duelo de volta está marcado para o dia 10 de setembro, às 21h30, no Maracanã.