Flamengo, Palmeiras e São Paulo disputam tetracampeonato inédito na Libertadores; entenda
Por Thiago Tolentino
A Copa Conmebol Libertadores 2025 pode marcar um feito histórico para o futebol brasileiro. Entre os oito classificados às quartas de final desta semana estão Flamengo, Palmeiras e São Paulo, todos tricampeões da competição e que buscam se tornar o primeiro clube do país a conquistar o tetracampeonato.
Atualmente, o Brasil conta com cinco times nesse seleto grupo de tricampeões. Além dos três presentes nesta edição, Santos (1962, 1963 e 2011) e Grêmio (1983, 1995 e 2017) também possuem três conquistas.
O caminho para a quarta taça, no entanto, não será simples. Palmeiras e São Paulo estão do mesmo lado da chave. O Verdão encara o River Plate nas quartas e, caso avance, terá pela frente o vencedor de São Paulo x LDU. Com isso, apenas um deles poderá chegar à decisão. Do outro lado da tabela, o Flamengo enfrenta o Estudiantes e, se avançar, pode encarar Racing ou Vélez nas semifinais.
Os números recentes destacam a força dos brasileiros no torneio. Nos últimos oito anos, sete campeões saíram do país, e a hegemonia é absoluta: há seis temporadas consecutivas a taça vem para o Brasil. Desde 2017, foram campeões Grêmio, River Plate, Flamengo (duas vezes), Palmeiras (duas vezes), Fluminense e Botafogo.
Os títulos de cada candidato ao tetra também carregam capítulos marcantes da história da Libertadores. Confira abaixo:
- Flamengo levantou a taça em 1981, 2019 e 2022.
- Palmeiras foi campeão em 1999, 2020 e 2021.
- São Paulo conquistou em 1992, 1993 e 2005.
Vale lembrar que a decisão da Copa Libertadores está marcada para o dia 29 de novembro, onde o Estádio Monumental, em Lima será o grande palco.
Veja o chaveamento completo da Copa Libertadores abaixo:
Foto: Divulgação/Conmebol