Ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol, Rubiales é condenado por agressão sexual
Por Redação
O ex-gestor da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales foi condenado e obrigado a pagar uma multa de 10.800 euros (aproximadamente R$ 68 mil). O fato foi confirmado pelo tribunal de apelação na Espanha, nesta quarta-feira (25).
Rubiales beijou, sem consentimento, a jogadora Jenni Hermoso. A Divisão Criminal da Audiência Nacional concordou com a decisão do tribunal ao qualifica os fatos como agressão sexual.
A sentença havia sido imposta originalmente em fevereiro. O ex-diretor recorreu da decisão alegando que o beijo não teve "conotação sexual de qualquer tipo".
Apesar da afirmação de Rubiales, a Audiência Nacional definiu que o “beijo nos lábios naquelas circunstâncias reflete uma clara conotação sexual”. Além disso, também foi destacado que "não se pode dizer que um beijo naquelas circunstâncias fosse frequente nem usual ou habitual".
O caso aconteceu em 2023, no dia 20 de agosto, em cerimônia de entrega de medalhas após o título da Espanha no Mundial de Sydney. A questão gerou um escândalo mundial e lhe custou o cargo da Real Federação Espanhola de Futebol.
O tribunal confirmou a condenação contra o ex-presidente e impôs uma multa de 10.800 euros junto a proibição de aproximação da vítima durante um ano.