Com aposentadoria de Jon Jones, baiano Jailton "Malhadinho" entra no top 5 dos pesos-pesados
Por Redação
A oficialização da aposentadoria de Jon Jones no último domingo (22) provocou mudanças no ranking oficial do UFC, especialmente entre os pesos pesados. Com a atualização divulgada nesta terça-feira (24), o brasileiro Jailton Malhadinho subiu para a quinta colocação da categoria, agora liderada oficialmente por Tom Aspinall, promovido a campeão linear após a saída de "Bones".
Antes em sexto lugar, Malhadinho foi beneficiado pelo reposicionamento de todos os atletas do top 15 dos pesados, consequência direta da saída de Jones. A alteração abriu espaço também para uma novidade: o russo Rizvan Kuniev estreou no ranking mesmo após derrota para Curtis Blaydes no UFC Baku.
Aos 32 anos, o baiano foi o primeiro da divisão a se pronunciar publicamente após o anúncio da aposentadoria de Jones. Nas redes sociais e entrevistas, ele reforçou seu interesse em disputar o cinturão contra o britânico Aspinall. O brasileiro vem de vitória sobre Serghei Spivac no UFC 311 e acumula oito triunfos consecutivos dentro da organização.
Apesar de Ciryl Gane, atual número um do ranking, surgir como o principal favorito para o title shot — especialmente após engatar duas vitórias —, Malhadinho busca ganhar força nos bastidores para se colocar como desafiante imediato ao cinturão.
O ranking oficial do UFC é atualizado semanalmente a partir da votação de um painel de jornalistas especializados. A performance recente dos atletas, o nível dos adversários enfrentados e a relevância dos combates são levados em conta. Aposentadorias, derrotas e grandes vitórias costumam gerar impactos imediatos nas posições dos lutadores.