Ferj reduz datas do Cariocão e é primeira federação a adotar novo enxugamento do calendário nacional
Por Redação
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou nesta quarta-feira (11) a tabela e o novo regulamento do Campeonato Carioca de 2026, com destaque para uma mudança estrutural que chamou atenção: a competição estadual será disputada em apenas dez datas.
A medida ocorre em meio ao discurso do recém-eleito presidente da CBF, Samir Xaud, que assumiu compromisso público de enxugar o calendário do futebol brasileiro, limitando os estaduais a, no máximo, 11 rodadas.
A adequação do Cariocão ao modelo proposto pela nova gestão da CBF dá indícios de que o discurso de modernização do calendário pode ser fortalecido também por outras federações. Em sua posse no fim de maio, Xaud prometeu reorganizar os estaduais sem abrir mão da qualidade e da sustentabilidade das competições.
"É compromisso dessa gestão implementar imediatamente mudanças significativas no calendário das competições. Assumo o compromisso de promover, entre outras medidas, a reorganização dos campeonatos estaduais para um calendário de no máximo 11 datas", afirmou o mandatário.
NOVO FORMATO DO CARIOCÃO
A edição de 2026 do Carioca contará com 12 clubes, divididos em dois grupos. As equipes do Grupo A enfrentam as do Grupo B na fase classificatória. Os quatro primeiros de cada chave avançam às quartas de final, que serão disputadas dentro dos próprios grupos e em jogo único. A semifinal, ainda com formato a ser confirmado, deverá ser em jogos de ida e volta, e a final será em partida única.
A previsão de início do torneio é 21 de janeiro, com encerramento no dia 15 de março, respeitando uma janela de tempo defendida por Xaud para os estaduais.
Estão garantidos no Cariocão 2026: Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Maricá, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda. A 12ª vaga será preenchida pelo campeão da Série A2 de 2025. Veja os grupos definidos:
Grupo A:
Flamengo
Fluminense
Volta Redonda
Sampaio Corrêa
Portuguesa
Campeão da Série A2
Grupo B:
Vasco
Botafogo
Madureira
Maricá
Boavista
Nova Iguaçu
Rebaixamento e acesso
O regulamento prevê mudanças também na luta contra o rebaixamento. As duas piores equipes de cada grupo (que não se classificarem para as quartas de final) disputarão um quadrangular, em turno e returno. Os dois primeiros colocados garantem permanência na elite em 2027. Já o último será rebaixado para a Série A2, enquanto o penúltimo jogará um playoff contra o vice-campeão da segunda divisão.
A rodada inaugural já está confirmada com os seguintes confrontos:
Fluminense x Madureira
Vasco x Maricá
Volta Redonda x Boavista
Sampaio Corrêa x Nova Iguaçu
Campeão da Série A2 x Flamengo
Portuguesa x Botafogo