GP de Mônaco: Lando Norris conquista pole; McLaren lidera pela primeira vez em Monte Claro desde 2007
Por Redação
Lando Norris garantiu a pole position para o GP de Mônaco, neste sábado (24), ao registrar a melhor volta em 1min09s954. O piloto da McLaren superou Charles Leclerc, da Ferrari, que largará em segundo. Oscar Piastri, também da McLaren, completa as três primeiras posições no grid. O brasileiro Gabriel Bortoleto partirá da 16ª colocação na prova marcada para as 10h deste domingo (25).
Esta é a primeira pole da McLaren em Monte Carlo desde 2007, quando Fernando Alonso liderou uma dobradinha da equipe. Para Norris, será a estreia na posição de honra no tradicional circuito.
A Ferrari confirmou o bom desempenho das sessões livres, mas foi superada pela McLaren, que dominou a fase decisiva da classificação. Max Verstappen, que teve destaque no terceiro treino livre, não repetiu a performance no classificatório. A Red Bull também sofreu com a eliminação de Yuki Tsunoda, que ficou em 12º e demonstrou insatisfação com a estratégia adotada.
Bortoleto registrou o tempo mais lento no início do Q1, mas conseguiu melhorar e chegou a ocupar a 13ª posição. No entanto, acabou eliminado na sequência e largará fora do top 15.
Na parte final da sessão, Norris liderou inicialmente com uma vantagem de apenas 0s067 sobre Piastri e 0s1 em relação a Leclerc. O australiano chegou a assumir a ponta, mas Norris recuperou a liderança com uma diferença de 0s015. Lewis Hamilton ainda chegou a figurar em terceiro, mas foi superado por Leclerc e Piastri nos minutos finais. Norris confirmou a pole ao completar sua volta sob a bandeirada, garantindo a segunda posição de honra na temporada 2025.