Mário Pessoa é liberado e Barcelona de Ilhéus voltará jogar no estádio após mais de um ano
Por Redação
Depois de um ano e dois meses afastado de sua cidade, o Barcelona de Ilhéus finalmente poderá voltar a jogar em casa. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou nesta semana a liberação do Estádio Mário Pessoa, permitindo que o clube volte a mandar seus jogos no local pelas competições nacionais.
O retorno da Onça Pintada à Terra de Gabriela acontecerá neste domingo (18), às 16h, contra o Jequié, em duelo válido pela 5ª rodada do Grupo A4 da Série D do Campeonato Brasileiro. Este será o primeiro jogo do clube em Ilhéus na atual edição da competição.
O Barcelona enfrentava uma sequência de dificuldades no início da Série D. Após quatro rodadas, somou três empates e uma derrota, ocupando a sétima colocação do grupo — à frente apenas do Penedense. Além da performance abaixo do esperado em campo, o time jogava longe de sua torcida, arcando com custos logísticos elevados e passando por maior desgaste físico e emocional.
A liberação do Mário Pessoa só se tornou possível após intervenções estruturais realizadas em parceria com a Prefeitura de Ilhéus para atender às exigências da CBF. Entre as melhorias feitas, estão a troca dos alambrados, reforma dos banheiros, instalação de nova grama, modernização dos vestiários, além da manutenção do sistema de bombas, pintura geral e instalação de contadores de público.
Com as reformas, o estádio volta a estar apto não apenas para a Série D, mas também para competições amadoras, categorias de base e futebol feminino, fortalecendo o calendário esportivo de Ilhéus.
A última vez que o Barcelona atuou em seu estádio foi no dia 17 de março de 2024, quando perdeu por 2 a 0 para o Vitória, em jogo de ida da semifinal do Campeonato Baiano. Agora, o reencontro com a torcida tem um novo capítulo, com a expectativa de que o fator casa ajude a equipe a reagir na competição nacional.
*vídeo*