De Leão para Leão: Confira clubes brasileiros que exaltaram nome escolhido pelo Papa
Por Beatriz Santos
Na última quinta-feira (08), foi definido o novo papa, Robert Francis Prevost, que escolheu o nome de Leão XIV. Ao longo do dia, diversos torcedores que possuem o leão como seus mascotes usaram as redes sociais para brincarem com a coincidência dos nomes.
Nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro existem cerca de 11 clubes com referências ao Leão. No total são cinco na Série A, dois na Série B e quatro na Série D.
Uma das equipes que se identificou com o nome do papa foi o Vitória, que possui um dos mascotes mais antigos do futebol brasileiro, visto que é representante do time desde 1902.
Além disso, o Sport, também conhecido como Leão da Ilha, é representado pelo animal desde a conquista do troféu Leão do Norte em 1919. Apesar disso, a primeira vez que o mamífero foi utilizado no escudo do clube foi na década de 50.
Ainda no Nordeste, o Fortaleza também faz parte da lista. A novidade do clube é que em 2020, no aniversário de 102 anos da equipe, foi criada a mascote feminina leoa, que ganhou o nome de Stella.
Outro clube da Série A que também se identifica com o Leão é o Mirassol, que só começou a ser representado pelo animal após votação popular.
Confira a seguir todas as equipes do Brasileirão que possuem o leão como mascote:
Série A
Red Bull Bragantino – Massa Bruta
Mirassol – Leão da Alta Araraquarense
Fortaleza – Leão do Pici
Vitória – Leão da Barra
Sport – Leão da Ilha
Série B
Remo – Leão Azul
Avaí – Leão da Ressacada/Leão da Ilha/Leão da Ilha da Ressacada
Série C
Nenhum
Série D
GAS – Leão do Norte/Leão Dourado
Portuguesa – Leão do Canindé
Cianorte – Leão do Vale
Inter de Limeira – Leão da Paulista