Ricardo Lima, presidente da FBF, faz avaliação do Baianão 2025
Por Bia Jesus / Carlos Matos
No Barradão, Vitória e Bahia ficaram no empate por 1 a 1, e com isso, o Tricolor levantou a taça do Campeonato Baiano pela 51ª vez. Presente na paritda de volta do estadual, Ricardo Lima, presidente da Federação Bahiana de Futebol, fez um balanço do que foi o Baianão 2025. Ele enxergou a competição com um saldo positivo, destacando dois jogos de final disputados e que poderiam terminar com qualquer uma das equipes finalistas como campeãs.
"Faço uma avaliação super positiva. Nós tivemos dois jogos grandiosos, onde qualquer um dos dois times poderia se sagrar campeão e hoje o Bahia sagrou-se campeão. Então a gente acredita que fez uma grande entrega para toda a sociedade baiana, realizamnos aquilo que planejamos ainda em outubro do ano passado e agora é fazer com que as próximas 18 competições do nosso calendário também sejam realizadas. Em relação a partida, o clima é quente, é um BaVi, um dos maiores clássicos do mundo. A gente fica feliz de ter jogos com essa qualidade e jogos com essa emoção, então BaVi vai ser sempre BaVi", analisou o gestor.
Uma vez realizada a competição de elite do futebol baiano, Ricardo também falou sobre a Segunda Divisão do Baianão e visualzou um torneio que terá sucesso em 2025. O mandatário ressaltou a importância da manuntenção da fórmula da Série B, possibilitando um campeonato com mais equipes e dando a oportunidade para times tradicionais que estavam desativados ou competindo apenas na base.
"Não tenho dúvida que será um sucesso. O que a gente tem feito pela Série B é um resgate da competição, principalmente dos seus clubes originários, como o Ypiranga ou o Leônico, que voltou a participar de competições tão importantes. E isso vem de um movimento de modificação da fórmula. Quando a gente conseguiu fazer com que pudesse descer dois (para a Segunda Divisão) e subir dois (para a Primeira Divisão), a gente fomentou a Série B, deu a oportunidade para aqueles clubes que estavam realmente desativados ou só disputavam campeonatos de base, então tenho certeza que a Série B vai ser um sucesso", projetou o presidente da FBF.
Um dos vice-presidentes da chapa liderada por Ednaldo Rodrigues, atual presidente da CBF, Ricardo Lima comentou o que espera da provável reeleição de Ednaldo e como ele poderá contribuir para a nova gestão da Confederação Brasileira de Futebol. Na próxima segunda-feira (24), vai ser realizada a eleição da presidência da entidade máxima do futebol brasileira, visando o mandato no período de 2027-2030.
"Agora também vou colaborar com o futebol brasileiro, então a missão que for passada a minha pessoa, tenham certeza que irei entregar o meu máximo, realizar com muito afinco, trabalho e dedicação, isso não me faltará. Então não estarei somente à disposição do futebol baiano ou nordestino, mas também do futebol brasileiro", completou Ricardo.