Ex-nadadora é eleita primeira mulher a comandar Comitê Olímpico Internacional
Por Redação
A ex-nadadora Kirsty Coventry foi eleita presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo em 131 anos de história da entidade. Ela também é a primeira pessoa fora da Europa e dos Estados Unidos a assumir a liderança do organismo que rege os Jogos Olímpicos.
"É um sinal muito poderoso. É um sinal de que somos realmente globais e que evoluímos em uma organização que realmente é aberta à diversidade. Vamos continuar nessa estrada pelos próximos oito anos", declarou Coventry após a vitória.
A ex-atleta zimbabuana era a favorita do atual presidente do COI, Thomas Bach. Medalhista de ouro nas Olimpíadas de Atenas-2004 e Pequim-2008, ela foi eleita em um turno único de votação, realizado nesta quinta-feira (20) em Costa Navarino, na Grécia. O resultado surpreendeu analistas, que não projetavam tamanho apoio à sua candidatura.
Coventry recebeu 49 votos dos 97 possíveis, atingindo o mínimo necessário para vencer. Entre seus adversários estavam seis homens, incluindo Sebastian Coe, ex-atleta e executivo da Olimpíada de Londres 2012, e Juan Antonio Samaranch, filho do ex-presidente do COI que consolidou os Jogos como um empreendimento bilionário. Coe obteve apenas oito votos, enquanto Samaranch somou 28.
"Estou incrivelmente honrada e animada por ter sido eleita presidente do COI. Quero agradecer sinceramente aos meus colegas de comitê por sua confiança e apoio. A jovem que começou a nadar no Zimbábue, há tantos anos, jamais poderia ter sonhado com este momento", disse Coventry ao final da eleição.
A nova presidente tem uma longa trajetória no COI. Em 2013, ingressou na Comissão de Atletas da entidade, presidindo o grupo entre 2018 e 2021. Desde então, integrou o núcleo de comando formado por Bach.
Coventry exercerá um mandato de oito anos, com possibilidade de reeleição por mais quatro. A posse está marcada para 23 de junho.
"Quero ouvir os colegas que concorreram comigo. Eles trouxeram várias boas ideias para a discussão, vamos aproveitar tudo o que for possível", afirmou.