Sudesb lança edital de R$ 3,4 milhões para projetos de capoeira
Por Redação
A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), publicou um chamamento público para a seleção e implantação de até 30 projetos voltados à capoeira. O edital, no valor de R$ 3,4 milhões, está disponível no site oficial da autarquia e tem como público-alvo organizações sem fins lucrativos (associações ou fundações). O prazo para entrega presencial das propostas termina no dia 10 de abril.
De acordo com o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, a iniciativa busca expandir o acesso à capoeira e fortalecer sua presença em diversas regiões do estado.
“Este é o segundo edital que a Setre, por meio da Sudesb, lança para beneficiar o segmento da capoeira, uma modalidade cultural e historicamente tão importante para nosso estado. Desde o ano passado, já estamos atendendo cerca de três mil pessoas em também 30 núcleos da modalidade na capital e interior do estado. Fortalecer e levar a prática da capoeira aos vários cantos da Bahia é o objetivo do Governo da Bahia com mais essa política pública de fomento”, destacou.
Foto: Divulgação/Sudesb
As organizações interessadas devem entregar a documentação exclusivamente de forma presencial, em envelope lacrado e identificado, no setor de protocolo da Sudesb, localizada no Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu, Salvador – BA). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, exceto em feriados e pontos facultativos.
Além de incentivar a prática da capoeira entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, o projeto também busca reforçar ações de segurança pública, como o programa Bahia pela Paz.
“Manter núcleos de fomento ao esporte em funcionamento representa tirar crianças e jovens da rua, do ostracismo no contraturno escolar. Ocupá-los com uma atividade física de qualidade representa uma proteção para o distanciamento desse público do mundo das drogas. Não é à toa que, tanto em Salvador como nos municípios do interior, o edital prioriza áreas de alta vulnerabilidade social”, afirmou Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb.
Cada núcleo contemplado atenderá até 80 pessoas, incluindo pessoas com deficiência, beneficiando um total de 2.400 baianos.
As propostas serão analisadas por uma Comissão de Seleção formada por servidores técnicos da Sudesb. O período de avaliação será de 11 a 25 de abril, com divulgação dos projetos preliminarmente aprovados no dia 26 de abril. O resultado final do chamamento público será homologado em 15 de julho de 2025.