Flamengo homenageia Algodão no centenário de nascimento do ídolo do basquete
Por Redação
O Flamengo prestará homenagem a Zenny de Azevedo, o Algodão, em comemoração ao centenário de nascimento do ex-jogador. Durante a partida desta sexta-feira (28) contra o União Corinthians, pelo Novo Basquete Brasil (NBB), os atletas rubro-negros entrarão em quadra com um patch especial na barra do uniforme, em reconhecimento à trajetória do ídolo na história do clube.
Considerado o primeiro grande nome do FlaBasquete, Algodão foi um dos pioneiros e mais vitoriosos jogadores da modalidade no Flamengo. Para Oscar Schmidt, ex-jogador e um dos maiores nomes do basquete brasileiro, ele teve papel fundamental na construção da história do esporte no país.
"O Algodão foi uma das pessoas mais importantes da história do nosso basquete. Ele era o cara. Conversei muito com ele, uma pessoa incrível. Um dos melhores jogadores da seleção bicampeã mundial, influenciou e muito as gerações subsequentes", declarou Oscar.
Algodão chegou ao Flamengo em 1947 e conquistou 14 títulos estaduais, sendo dez consecutivos. Além disso, fez parte da geração de ouro do basquete brasileiro, participando da conquista do Mundial de 1959 e sendo o primeiro atleta do Flamengo a ganhar uma medalha olímpica, com o bronze nos Jogos de 1948 e 1960. Ele também integrou o elenco que conquistou o primeiro título internacional do clube, o Sul-Americano de Antofagasta, no Chile.
Pedrinho, jogador que mais vezes vestiu a camisa do FlaBasquete e que atuou ao lado de Algodão, ressaltou o legado do ex-companheiro.
"Muito da vontade que eu tinha de jogar e defender o Flamengo era baseado na raça e o amor que o Algodão tinha. Ele realmente representava esse sentimento e passava pra gente uma vontade de ganhar pelo nosso time de coração", afirmou.
Nesta sexta-feira, além de buscar a 19ª vitória no NBB, o Flamengo pretende eternizar a memória de Algodão com uma celebração especial. A partida acontece às 20h (horário de Brasília), no Tijuca Tênis Clube.