Manchester City cede empate ao Everton e amplia série negativa no Boxing Day
Por Redação
O técnico Pep Guardiola e o Manchester City não conseguiram o presente de Natal que tanto esperavam. Na abertura da rodada do Boxing Day, tradicional data do Campeonato Inglês realizada um dia após o Natal, o time celeste até saiu na frente, mas acabou empatando por 1 a 1 com o Everton, nesta quinta-feira (26), no Etihad Stadium, prolongando a má fase na temporada.
Com o empate, o City chegou a uma sequência preocupante de apenas uma vitória nos últimos 13 jogos, acompanhada de três empates e nove derrotas. Com 28 pontos, a equipe pode perder ainda mais posições ao final da 18ª rodada. Já o Everton, que luta contra o rebaixamento, alcançou 17 pontos e tenta se afastar da parte inferior da tabela.
O JOGO
O Manchester City começou a partida pressionando o Everton desde o apito inicial. Explorando as pontas com o brasileiro Savinho, pela direita, e Doku, pela esquerda, além da criatividade de Foden, o time anfitrião não demorou para abrir o placar. Aos 14 minutos, Bernardo Silva recebeu passe de Doku no bico esquerdo da pequena área e finalizou cruzado, em dividida com Branthwaite, para vencer Pickford e colocar o City na frente.
Contudo, após o gol, a equipe diminuiu o ritmo e deu espaço para os visitantes reagirem. Aos 27 minutos, Gueye arriscou de longe e obrigou Ortega a fazer sua primeira defesa na partida. Pouco depois, aos 35, em um erro coletivo da defesa do City, Doucouré cruzou da direita, Akanji não conseguiu cortar, e Ndiaye, livre de marcação, ajeitou e finalizou no ângulo esquerdo, empatando para o Everton.
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, o Manchester City voltou disposto a retomar a vantagem. Aos 6 minutos, Savinho foi derrubado na área por Mykolenko, e o árbitro marcou pênalti. Haaland teve a chance de encerrar seu jejum de três partidas sem marcar, mas Pickford fez uma grande defesa no canto direito. O norueguês chegou a balançar a rede no rebote, mas o gol foi anulado por impedimento.
Sem confiança, o City se tornou desorganizado no ataque e vulnerável na defesa. Nem mesmo a entrada de Kevin De Bruyne trouxe a criatividade necessária para superar o esquema defensivo bem montado do Everton. A equipe visitante segurou o empate até o apito final, frustrando os planos de Guardiola.
O Manchester City tenta quebrar sua sequência negativa no próximo domingo, quando enfrenta o Leicester fora de casa, às 11h30 (horário de Brasília). Já o Everton busca mais três pontos diante do Nottingham Forest, no Goodison Park, às 12h.