Ex-técnico do Bahia, Renato Paiva é demitido do Toluca; saiba mais
Por Thiago Tolentino
Após a eliminação nas quartas de final contra o América no último sábado (30), o Toluca decidiu não renovar o contrato de Renato Paiva, encerrando sua passagem pelo clube mexicano. O técnico português, de 54 anos, havia chegado à equipe no início do Clausura 2024 (torneio mexicano) e acumulou bons números, mas não conseguiu levar o time além das fases decisivas. A informação foi veículada pelo jornalista argentino César Luis Melo.
Antes de assumir o Toluca, Paiva teve uma breve, porém intensa passagem pelo Bahia, em 2023. O português chegou ao Esquadrão de Aço como parte do projeto do Grupo City, trazendo expectativas de um futebol moderno e competitivo. Durante seus nove meses no clube, Paiva oscilou entre bons momentos e dificuldades, deixando marcas no elenco e no estilo de jogo.
Sob seu comando, o Bahia viveu momentos instáveis na Série A e brigou em grande parte contra o rebaixamento para a Série B - tendo escapado apenas na última rodada. Apesar disso, o português desenvolveu jogadores importantes, como Cauly, que também chegou na última temporada e se destacou no meio-campo sendo o principal jogador da equipe. Porém, as dificuldades em alinhar consistência e resultados levaram à sua saída ainda no final daquele ano.
No comando do Tricolor de Aço, o ex-comandante finalizou a sua passagem com 19 triunfos, 15 empates e 15 derrotas em 49 partidas disputadas na temporada. Sua última partida antes de deixar o cargo foi no empate contra o Vasco pelo Brasileirão 2023, onde empatou no placar de 1 a 1. Em certo momento da temporada, Renato Paiva havia chegado a uma marca de 8 jogos sem vencer, com cinco empates e três derrotas.
No Toluca, Renato Paiva parecia ter encontrado um espaço para consolidar seu estilo. No Clausura 2024, conduziu a equipe a uma promissora terceira colocação na fase regular, com 32 pontos (nove vitórias, cinco empates e três derrotas). No entanto, a eliminação precoce para o Chivas nas quartas de final colocou pressão sobre o treinador.
Renato deixa o Toluca com um retrospecto de 23 vitórias, 11 empates e 10 derrotas em 44 jogos, com 93 gols marcados e 58 sofridos, além de 80 pontos conquistados. Apesar do trabalho sólido, a falta de títulos pesou para sua saída.