Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco: Nº1 do mundo, Marcus D’Almeida lidera no Recurvo Masculino
Por Redação
O 50º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco iniciou-se nesta quarta-feira (25) no Estádio de Pituaçu, em Salvador, com as provas de qualificação das categorias recurvo masculino e composto feminino. As competições seguem nesta quinta-feira (26) com as qualificatórias de recurvo feminino, composto masculino e barebow masculino e feminino.
No recurvo masculino, o arqueiro número um do mundo, Marcus D’Almeida, do Dispara Brasil, confirmou sua condição de favorito ao liderar a competição com um desempenho excepcional, somando 672 pontos. Matheus Zwick Ely's, também do Dispara, ficou em segundo lugar com 653 pontos, seguido por Matheus Quintanilha Pacheco Gomes, que fechou o dia com 652 pontos.
Foto: Divulgação.
Dentre os 76 arqueiros que participaram, 64 avançaram para a fase de combate, onde os atletas serão confrontados de acordo com suas posições no ranking: o primeiro colocado enfrentará o último, o segundo o penúltimo, e assim por diante.
Na categoria composto feminino, a atleta em destaque foi Camila Hikari Harada, do Goiás Esporte Clube, que terminou a qualificação em primeiro com 677 pontos. Bianca Rodrigues, do Dispara Brasil, ficou em segundo com 671 pontos, seguida por Gisele Esposito Meleti, do Círculo Militar de São Paulo, com 666 pontos.
Baianos em ação
Este campeonato marca a participação recorde de 25 atletas da Bahia, representando quatro clubes: Diana Arco e Flecha, Clube Asas de Tiro com Arco, Arquearia Zeferina e Rangers. Entre os destaques baianos estão a atual presidente da Federação Baiana de Arco e Flecha, Renata Barros, além de Paulo Merlino e Morena Saito.
Final ponto turístico de Salvador
A grande final do 50º Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco será realizada no sábado, a partir das 14h, na Praça Cayru, um dos tradicionais pontos turísticos de Salvador. Este local será o cenário das disputas por medalhas de bronze, prata e ouro. O evento é organizado pela Federação Baiana de Arco e Flecha (FBAF), em parceria com a Brasil Arco, e conta com o patrocínio da Superintendência de Desportos da Bahia (SUDESB).