Bahia tem 4º melhor ataque e Vitória a 6ª melhor campanha do segundo turno; veja dados do Brasileirão
Por Bia Jesus
Restam apenas onze rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro de 2024. Segundo dados divulgados pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Botafogo caminha a passos largos para conquistar seu terceiro título brasileiro, com 58.8% de chance. O Palmeiras vem em segundo lugar, com 22.2% de chances, seguido pelo Fortaleza, que possui 17.4% de chance de conquistar o título.
Apesar de estar firme no topo da tabela, o Fogão observa pelo retrovisor o Palmeiras se aproximar aos poucos. Atualmente, o Verdão tem a melhor sequência de vitórias do campeonato, com cinco seguidas. Próximo adversário do Vitória, o Internacional vem logo atrás, com quatro. Líder, o Botafogo vem de três triunfos seguidos.
Foto: Vítor Silva / Botafogo
Por outro lado, o Atlético Goianiense está perto de confirmar sua queda à 2ª divisão, o time detém a maior sequência sem vencer no Brasileirão, com três jogos sem saber o que é vencer.
Falando agora sobre invencibilidade, o que inclui triunfos e empates, o Palmeiras tem a melhor sequência invicta do Campeonato: o time não sabe o que é perder a sete jogos. O Botafogo vem logo atrás, com cinco jogos sem ser derrotado, seguido do Internacional, com quatro. Confira abaixo os demais dados do Campeonato:
CLASSIFICAÇÃO DO RETURNO
Foto: Matheus Amorim / Fortaleza
No returno, o Fortaleza lidera a classificação com seis vitórias, um empate e uma derrota em oito jogos, um aproveitamento de 79.17% e 19 pontos ganhos. O Palmeiras vem na sequência com 70.83% de aproveitamento, cinco vitórias, dois empates e uma derrota, o que fez o Alviverde somar 17 pontos.
O returno fez muito bem para o Vitória, que conquistou 13 dos 28 pontos que possui no Campeonato nessa segunda metade do Brasileirão. Atualmente, o Leão possui a 6ª melhor campanha do returno, com quatro vitórias, um empate e três derrotas, marcando nove gols e sofrendo sete, totalizando um aproveitamento de 54.17%
Já o Bahia, em relação ao primeiro turno, está fazendo uma campanha abaixo. O Tricolor tem apenas a 10ª melhor campanha do Brasileiro no returno, o Esquadrão somou apenas onze pontos até aqui.
MELHORES ATAQUES
Foto: Vítor Silva / Botafogo
Líder, o Botafogo tem o melhor ataque do Campeonato Brasileiro de 2024, com 46 gols marcados. O Palmeiras vem na sequência com 44 tentos, seguido do Flamengo, com 42.
O Bahia possui o quarto melhor ataque do Brasileirão, com 38 gols marcados. Everaldo é o artilheiro do Esquadrão na Série A, com oito gols marcados. Thaciano (6), Biel (4), Juba e Jean Lucas (3) finalizam a sequência na artilharia do tricolor. Com gols distribuídos entre os jogadores do elenco, o tricolor viu 14 de seus 28 jogadores marcarem gols neste campeonato.
MELHORES DEFESAS
Foto: César Greco / Palmeiras
O Palmeiras tem a melhor defesa do campeonato, com 19 gols sofridos em 27 jogos. O Internacional aparece na sequência com 21 gols sofridos. Líder, o Botafogo possui a terceira melhor defesa, com 25 gols sofridos.
O Bahia tem a 9ª melhor defesa, com 31 gols sofridos, quatro no último jogo - gols que fizeram o Esquadrão descer da 5ª para a 9ª melhor defesa.
CHANCES DE SUL-AMERICANA
Foto: Pedro Souza / Atlético
Baseado em uma chance maior do G-6 virar G-8, a UFMG coloca o Atlético-MG (9º colocado), como o time com a maior chance de conquistar a primeira vaga para a Sul-Americana de 2025, com 73.1%. Na sequência aparecem Vasco (69.2%), Grêmio (56.4%), Cruzeiro (56.3%) e Bahia (55.7%).
O Vitória, 16º colocado, aparece um pouco mais abaixo, com 12.8% de chance de conquistar uma vaga na Sula.
CHANCES DE LIBERTADORES
Foto: Vítor Silva / Botafogo
O Botafogo aparece liderando também as chances de Libertadores, com quase 100% de chance. O Alvinegro carioca aparece com 99.96% de chance de se classificar, faltando apenas um triunfo para carimbar de vez a vaga na Glória Eterna.
O Palmeiras vem na sequência, com 99.48%, seguido do Fortaleza, com 99.09% e Flamengo, que possui 70.5% de chance. O Bahia aparece como o 7º time com mais possibilidades de garantir o retorno à principal competição internacional das américas com 43.1%.
REBAIXAMENTO
Foto: Ingryd Oliveira/ACG
Junto com a maior sequência de derrotas vem também a maior possibilidade de queda. O lanterna Atlético Goianiense lidera as chances de descenso, com 98.9% de probabilidade de jogar a Série B de 2025. O clube é seguido do Cuiabá, com 82.5% de chance. Na sequência aparece o Corinthians, com 47.4%.
O Vitória, apesar de estar fora da zona, tem a 4ª maior chance de ser rebaixado, com 46%. Muito disso é devido a sequência que o Rubro-Negro terá pela frente, quando enfrenta Internacional e Atlético-MG, e o rival direto Bragantino.
*Todos os dados usados para a construção dessa reportagem foram disponibilizados pelos cálculos do tradicional Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.