Jeff Bezos está disposto a comprar franquia da NBA por 32 bilhões de reais
Por Redação
Uma das franquias mais lendárias da história da NBA, o Boston Celtics - atual campeão da liga - está à venda. Proprietário do Celtics, Wyc Grousbeck já falou publicamente sobre a intenção de vender a equipe. Após o anúncio, vários pretendentes já demonstraram interesse em comprar, incluindo o bilionário Jeff Bezos, dono da Amazon.
O valor do Celtics está girando em torno dos seis bilhões de dólares, algo próximo dos 32 bilhões de reais. Um dos maiores insiders da NBA, o jornalista Bill Simmons falou sobre a realidade do interesse de Bezos em comprar a franquia.
"Nos últimos dias, houve um boato legítimo sobre a possibilidade de Jeff Bezos comprar o Celtics. Posso afirmar que esse interesse é real, ele será um dos pretendentes... ele tem potencial interesse em comprar a franquia", disse Bill Simmons.
O terceiro homem mais rico do planeta
O valor não seria um problema para Bezos, cuja fortuna pessoal é estimada em cerca de 194,7 bilhões de dólares, a terceira maior do planeta depois das de Bernard Arnault (233 bilhões) e de Elon Musk (195 bilhões). Entretanto, existe um obstáculo para a compra da franquia, já que a Amazon, empresa de Bezos, acaba de assinar o primeiro acordo de exclusividade para transmissão de jogos da NBA como parte da nova negociação de direitos de mídia da liga norte-americana.
Se Bezos se tornar o proprietário do Celtics, ele poderá manter o negócio da franquia separado da Amazon, embora não esteja claro como as regras da NBA irão lidar com o fato de o proprietário de um de seus parceiros de transmissão irá também possuir um time.
E para onde vai o dinheiro?
O dinheiro da venda vai para o atual propietário da franquia, entretanto, o valor da venda é imposto pela liga, que deseja que o Celtics seja vendido por US$ 6 bilhões pois é o preço que quer cobrar para as vagas na futura expansão da liga, que está cada vez mais próxima.
"É um preço absurdo, mas a NBA provavelmente vai conseguir. Eles querem US$ 6 bilhões, o mesmo valor que pediriam às novas equipes de expansão em Seattle e Las Vegas, e provavelmente na Cidade do México", revelou Bill Simmons.