Renato Gaúcho sugere Série A sem rebaixamento: "Sobem os 4 e não cai ninguém"
Por Redação
Em meio a paralisação da Série A do Campeonato Brasileiro devido as enchentes no Rio Grande do Sul, o técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, sugeriu que a competição deste ano fosse disputada sem rebaixamento. Por outro lado, o treinador indicou que o acesso da Série B ocorresse normalmente e o certame da elite nacional foi realizado com 24 participantes na temporada de 2025.
"Eu não sou nem contra nem a favor (que Grêmio, Internacional e Juventude não sejam rebaixados), porque entendo que outros clubes da segunda divisão estão brigando pra subir. Mas aí cabe à CBF arrumar uma solução. Então sobem os quatro e não cai ninguém. Na pandemia, a gente viu o que a gente sofreu também. É uma situação muito difícil, em que os clubes gaúchos vão ficar muito atrás", afirmou em entrevista ao programa Boleiragem do canal SporTV.
Renato Gaúcho justificou a ideia citando os prejuízos na parte física e psicológica dos jogadores dos clubes gaúchos em relação aos demais concorrentes.
"Na parte física, no ritmo de jogo, na parte psicológica. Tem muita gente que acha que as águas do (rio) Guaíba vão baixar e vai tudo voltar ao normal. Acho que muita coisa, infelizmente, vai continuar acontecendo. E a parte psicológica dos jogadores vai ficar afetada. (...) Acho que seria a melhor ideia, mas não cabe a mim. Eu penso dessa forma", disse.
Após ter sido resgatado do hotel onde mora e liberado para ficar no Rio de Janeiro enquanto aguardava o retorno dos trabalhos do Tricolor gaúcho, Renato se juntou ao elenco nesta segunda-feira (20) em São Paulo. A equipe fará um período de treinamentos no CT Joaquim Grava, do Corinthians, até o próximo domingo (26). De todos os atletas, apenas o meio-campista paraguaio Vilasanti ainda não chegou à capital paulista. Ele teve um problema logístico e é esperado nesta terça (21). Depois, a delegação deverá seguir para Curitiba onde pretende realizar atividades no CT do Coritiba entre os dias 27 e 28.
O primeiro jogo do Grêmio após os adiamentos será no próximo dia 29, na outra quarta. O Tricolor gaúcho encara o The Strongest, no Couto Pereira, em Curitiba, pela sexta rodada da fase de grupos da Libertadores. Pelo Brasileirão, o time volta a jogar no dia 1º de junho, um sábado, contra o Botafogo, pela nona rodada do Brasileirão. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda vai definir o local da partida.