Em comemoração ao Dois de Julho, Salvador lança ultramaratona com 12 horas de duração
por Bruno Leite / Anderson Ramos

A festa do Dois de Julho contará com mais uma atração a partir deste ano. A Prefeitura de Salvador anunciou, nesta terça-feira (24), o lançamento da Ultramaratona da Independência. De acordo com o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, a corrida fará parte do calendário oficial de eventos esportivos da capital baiana e é uma das iniciativas que marcará os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, que será celebrado em 2023.
“Antecipamos e damos o pontapé inicial dessas celebrações que vão culminar com o bicentenário no próximo ano, já com essa prova com a ultramaratona da Independência. A gente fez uma associação interessante que é justamente essa capacidade de resistência do povo soteropolitano, associando isso ao esporte. A ideia é posicionar a cidade, como destino esportivo, sobretudo de corrida de rua, com essa estratégia a gente busca diversificar a plataforma de eventos com diversas atividades. Estamos lançando essa competição e a partir de agora ela se incorpora ao calendário oficial da cidade, contribuindo para o fortalecimento que a gente chama de turismo esportivo, valorizando os espaços públicos e todo ano irá acontecer durante o Dois de julho”, afirmou Edington.
“Serão 12 horas de competição, onde você pode disputar tanto individual como em dupla, quarteto ou sexto e se revezar. Ela começa às 18h do dia 2 de julho e termina às 6h da manhã do dia 3 de julho. Então são 12 horas de corrida e vence justamente aqueles que conseguirem executar mais quilômetros dentro dessas doze horas. Os atletas terão a livre escolha de ritmo, escolhem a quantidade que cada um deve correr, é ao mesmo tempo bem interessante na medida em que os atletas se revezam durante toda a noite a gente vai tá lá com DJ, com os clubes de corrida, com atividades, fortalecendo as famílias, todo mundo acompanhando naquele espaço belíssimo ali que é a orla do Parque dos Ventos’, explicou o presidente da Saltur.
Quem também comemorou a inciativa foi o presidente da Federação Baiana de Atletismo (FBA), Antônio Luiz Paranhos, que vê o evento trazendo importantes contribuições para a cidade. "Por ser um evento novo e desafiador, é de grande importância para o turismo, pois atrai pessoas de diversas regiões, as famílias soteropolitanas e o comércio local. Atletismo é a base para todos os esportes. É um evento certeiro, que trará muitas contribuições para a cidade", afirmou Paranhos.
CONCORRÊNCIA
Na ocasião, Edington comentou que não vê uma concorrência entre a ultramaratona e a tradicional Corrida do Fogo, anualmente realizado na data simbólica que também celebra o Dia Nacional do Bombeiro. Em 2021 a competição foi realizado em dezembro por conta da pandemia da COvid-19.
“É um evento bem diferente, que começa no final da tarde de um dia e termina no outro dia. Acho que Salvador é uma cidade tão multifacetada que ela tem espaço pra tudo não acredito que uma prejudica a outra não, pelo contrário. Eu acho que isso só fortalece as atividades de rua na nossa cidade”, pontuou.
Notícias relacionadas
Notícias Mais Lidas da Semana
BN na Bola

BN NA BOLA
Quer ficar bem informado com sobre o mundo do esporte? Então não perca o Programa BN na Bola, na Rádio Salvador FM, 92,3, de segunda a sexta, em dois horários: das 6h às 7h e das 19h às 20h. A atração é apresentada por um trio da pesada: Emídio Pinto, Glauber Guerra e Ulisses Gama.