Diretor da cerimônia pede demissão na véspera da abertura dos Jogos Olímpicos
O diretor da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, Kentaro Kobayashi pediu demissão na véspera do evento que marcará o início das disputas esportivas em Tóquio. A tentativa de uma piada citando o Holocausto contada por ele, que é comediante, em 1998 veio à tona através de vídeo. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (22), pela presidente do Comitê Organizador local, Seiko Hashimoto.
"Kobayashi disse que, no passado, fez coisas não apropriadas na época. Em seu pedido de demissão, ele disse: “De fato quando eu olho pra essa situação eu compreendo que não tenha feito rir muita gente fiz troça de fatos históricos. Hoje, sei que devo apresentar minhas desculpas, muitas pessoas se sentiram incomodadas.” Ele pediu demissão, e aceitamos esse pedido - disse Seiko Hashimoto. - Não conseguimos investigar todo o passado das pessoas envolvidas com os Jogos. A responsabilidade final está sobre mim. Não queremos nenhum constrangimento para o povo japonês", afirmou.

Kentaro Kobayashi | Foto: Reprodução / Instagram
Nesta quarta (21), o Centro Simon Wiesenthal, organização judaica internacional para a defesa dos direitos humanos, com sede nos Estados Unidos, divulgou um comunicado criticando Kobayashi por piadas antissemitas no passado, em referência ao vídeo envolvendo o Holocausto.
Kobayashi não é o único integrante dos bastidores do Comitê Organizador local que se tornou pivô de uma polêmica. No último dia 19, o compositor dos temas da cerimônia de abertura, Keigo Oyamada, também pediu demissão após ser revelado que fazia bullying com colegas de turma com deficiência nos tempos de escola. Antes disso, em março, o diretor-executivo de criação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, Hiroshi Sasaki, também deixou o cargo após fazer comentários gordofóbicos em relação à artista Naomi Watanabe, ícone da moda no Japão e no exterior. Na cerimônia de abertura, ela desceria do céu fantasiada de porco. O ex-dirigente fez um jogo de palavras com "olímpico" transformando-a em "olympig", através de mensagens de texto. E em fevereiro, o antecessor de Seiko Hashimoto, deixou a presidência do Comitê após receber inúmeras críticas por comentários considerados machistas e sexistas sobre a presença de mulheres em reuniões da entidade.
"Entendo minha responsabilidade, houve uma série de escândalos e assumo as responsabilidades. Amanhã teremos a cerimônia de abertura e terei que assumir minha responsabilidade até o final, para não decepcionar as pessoas. Gostaria que as pessoas entendessem a importância de receber os Jogos. Mas entendo as pessoas que nem sequer querem assistir a cerimônia de abertura. Tomaremos todas as medidas necessárias e contamos com a compreensão de todos. Faremos o possível para resolver esse inconveniente", completou Hashimoto.
A cerimônia de abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 está marcada para começar a partir das 8h no horário de Brasília desta sexta (23). O encerramento acontece no dia 8 de agosto, um domingo, no mesmo horário.
