Terça, 12 de Novembro de 2019 - 23:05

Com mesma fórmula deste ano, Baianão 2020 começa no dia 15 de janeiro

por Glauber Guerra

Com mesma fórmula deste ano, Baianão 2020 começa no dia 15 de janeiro
Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizou nesta terça-feira (12), na sede da entidade, em Salvador, o planejamento para o Campeonato Baiano. O encontro contou com a participação dos 10 clubes que integram o torneio e representantes da Polícia Militar e Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). E ficou definido que o certame seguirá a mesma fórmula deste ano. A competição começa no dia 15 de janeiro e termina em 26 de abril.

 

O Campeonato Baiano 2020 contará com os seguintes clubes: Bahia, Vitória, Jacuipense, Bahia de Feira, Juazeirense, Fluminense de Feira, Atlético de Alagoinhas, Jacobina, Vitória da Conquista e o estreante Doce Mel, campeão da Série B estadual nesta temporada.

 

Na primeira fase, os dez clubes se enfrentarão em turno único. Os quatro primeiros se classificam para as semifinais. O último será rebaixado para a Série B do Baiano.

 

Assim como neste ano, o VAR funcionará apenas nas finais. O único voto contrário para o árbitro de vídeo foi de Paulo Carneiro, presidente do Vitória. Os demais apoiaram o uso da tecnologia no certame.

 

NORDESTÃO, COPA DO BRASIL E SÉRIE D
O clube campeão do Baianão 2020 conquistará uma vaga para o Nordestão 2021. A segunda vaga será do clube mais posicionado do estado no ranking da CBF. Já a terceira vaga para Pré-Copa será do clube que tiver a melhor colocação no certame, exceto os clubes detentores da primeira e segunda vagas. Caso quem levante o caneco estadual não seja das Séries A ou B do Brasileirão, a vaga na seletiva será da segunda agremiação mais bem posicionada do estado na classificação da CBF

 

Na Copa do Brasil, a Bahia conta com três vagas, que serão preenchidas pelo campeão, vice e terceiro colocado do Baianão 2020.

 

Para a Série D, duas vagas serão destinadas aos clubes melhores colocados, desde que não sejam integrantes de escalões superiores do Campeonato Brasileiro. O terceiro ocupante vai sair da Copa Estado ou outra competição que seja realizada no segundo semestre.


Foto: Glauber Guerra/ Bahia Notícias

Histórico de Conteúdo