Com orçamento apertado, Vitória da Conquista investe em nomes do futebol baiano
Por Leandro Aragão
A eliminação na primeira fase da Copa do Brasil para o Boa Esporte comprometeu o planejamento do Vitória da Conquista para a Série D do Campeonato Brasileiro. O clube deixou de receber R$ 600 mil de cota de participação na fase seguinte. Além disso, a fraca campanha no Campeonato Baiano deste ano, em que terminou na nona e penúltima colocação com seis pontos, obrigou a diretoria do clube a reformular o elenco. Por exemplo, para as primeiras competições do ano, o Bode investiu e trouxe nomes como o do atacante Flávio Caça-Rato. Sem render o esperado, o atleta acabou dispensado e agora disputa a Série B do Campeonato Baiano pelo Colo-Colo. Para a disputa da competição nacional, o Bode mudou o foco e vem apostando em nomes do futebol baiano. Como explica o presidente Ederlane Amorim.
"Reformulação total ficamos com apenas quatro jogadores da cidade no elenco que foi o zagueiro Sílvio, o volante Edimar, o meio-campista Kleber e o atacante Tatu. Estamos trazendo alguns jogadores da região, mas a renovação será 100%", afirmou em entrevista ao Bahia Notícias.
Além deles, também seguem no elenco o lateral-esquerdo Cleitinho, o lateral-direito Roni e o volante Maicon que fizeram parte do elenco conquistense no Baiano e na Copa do Brasil. O Vitória da Conquista já anunciou a contratação do zagueiro Abdala, que disputou o Baiano pelo Atlântico. O meio-campista Dinda veio do Fluminense de Feira. O goleiro Fernando Henrique foi contratado junto ao Bahia de Feira. Do Jequié chegou o volante Luiz Henrique. Nascido na baiana Condeúba, o lateral-esquerdo Diego Prates veio do Maringá-PR. Os últimos reforços do clube foram o atacante Gabriel Maia e o goleiro Netto Rocha, ambos cria da base do Bode.
O primeiro jogo do Vitória da Conquista será diante do Treze-PB no próximo dia 23, uma segunda-feira. O duelo acontece no Lomantão. Os 17 primeiros colocados de cada grupo da competição e os 15 melhores segundos avançam para a fase de mata-mata. Os semifinalistas conquistam o acesso para a Série C do ano que vem.
Apesar do cenário complicado, Ederlane Amorim mantém esperanças do Vitória da Conquista fazer uma boa campanha na Série D e lutar pelo acesso. "É mais um desafio. Será a quinta participação do Bode em sua história, embora com participações não tão boas no passado. Nós disputamos de 2011 até 2014 de maneira consecutiva e após quatro anos estamos tendo oportunidade de retomar a disputa de uma competição nacional. Esperamos repetir o feito que a Juazeirense teve conquistando o acesso para a Série C. Não só a gente, mas também como o próprio Jacuipense e Fluminense de Feira para fortalecer a imagem do nosso futebol aqui na Bahia", disse.
Além do Vitória da Conquista, a Bahia será representada na Série D por Jacuipense e Fluminense de Feira. Após conquistar o acesso no ano passado, a Juazeirense vai disputar a Série C nesta temporada.
