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Após inauguração, média de público da Arena Amazônia cai 92%

Após inauguração, média de público da Arena Amazônia cai 92%
Foto: Portal da Copa
Um dos 12 equipamentos esportivos que serão utilizados na Copa do Mundo 2014, a Arena Amazônia tem enfrentado uma alarmante queda de publico nos confrontos programados para o estádio.

Construído por R$ 604 milhões com dinheiro do Governo do Amazonas, a Arena foi inaugurada no dia 9 de março com o confronto entre Nacional de Manaus e Remo-PA, pela Copa Verde, e com casa cheia de 20 mil pessoas, média permitida até então para o “jogo-teste”. Entretanto, na final do primeiro turno do Campeonato Amazonense, o publico caiu para apenas 11 mil pessoas.

Já com capacidade total podendo ser utilizada, a Arena Amazônia teve 40 mil pessoas para acompanhar Resende e Vasco em partida válida pela Copa do Brasil, mas em novo confronto de uma equipe do estado apenas 3 mil adeptos marcaram presença em outro jogo da competição nacional: a vitória do Nacional de Manaus por 2 a 1 sobre o São Luiz-RS. Segundo o presidente do clube amazonense, eram previstos 15.500 pessoas para o evento.

Com manutenção mensal prevista em R$ 500 mil, a Arena apresenta contratos atraentes com os clubes do estado, negociando a porcentagem para aluguel do equipamento. Porém, com o baixo publico do certame estadual, a probabilidade de um prejuízo aos cofres estaduais é iminente. Conforme relatório da Pluri Consultoria, os confrontos do amazonense tem média por jogo de 807 pagantes, menos de 2% da capacidade do estádio. Além disso, grande parte das equipes do estado não demonstra interesse em atuar no local, já que as contas com segurança, iluminação e pessoal são menores em outros palcos esportivos do estado.