Rugby XV: Social Clube vence Galícia por 63 a 3 e se mantém invicto no Desafio Baiano
Por Lucas Franco
Diogo (com a bola) foi autor de um try | Fotos: Lucas Franco / Bahia Notícias
As estratégias e consciência das limitações foram fundamentais para determinar a vitória do Social Rugby Clube por 63 a 3 sobre o Galícia Rugby Clube, segundo integrantes das duas equipes. A segunda partida do 1º Desafio Baiano de Rugby XV chegou a ser interrompida pela “turma do baba”, que alugou o campo do Parque Santiago para às 16h e invadiu o gramado enquanto a bola rolava para avisar o atraso da entrega do espaço. No entanto, os infortúnios externos não diminuíram a concentração do Social Clube, que havia vencido o primeiro jogo do desafio por 26 e 14 e que neste sábado fez nove trys e concretizou em dois pontos todas as suas conversões.
- O diferencial do nosso time é o potencial físico e a tentativa de manter a bola viva, de mão em mão para fugir do contato com os adversários, até porque a maioria dos avançados deles pesa mais de 100 kg, e o nosso time é mais leve, então não tem porque entrar no contato físico direto – explica o pilar do Social Rugby Clube, Shaka.
Os 45 pontos de trys somados aos 18 pontos de conversões levaram a equipe treinada por Johnson Gomes a terminar a partida com 63 pontos, contra três do Galícia, que após um penal preferiu o chute por entre as traves a continuar a tentativa por um try, o que resultou em três pontos.
- Falei um resumo do que foi o jogo para eles [jogadores do Galícia]. Vi que faltou organização pela falta de comprometimento nos treinos. As dificuldades já eram esperadas por conta da ausência de alguns jogadores, como Handoff que saiu no meio do jogo, pois achava que a partida havia acabado [quando a turma do baba interrompeu o jogo para ‘negociar’ o horário], Jurandir tinha prova da faculdade, eu estou com problema de asma, então foram desfalques sentidos, e tinham muitos novatos também – relata o treinador interino dos times masculino e feminino do Galícia, Vitor Trator, que diz não pensar em ocupar o posto de Dragão em definitivo.
- É meio complicado porque eu sou apenas jogador e Dragão é um educador físico, ele pensa em ser treinador. Treino as meninas porque elas tinham necessidade de ter um treinador e não tinha ninguém, e eu usei meus conhecimentos de jogo para ajudar elas, e aproveitei para treinar o masculino hoje. Mas estar à beira do campo é horrível, você passa o jogo inteiro querendo fazer o que tem pedido que os outros façam, apesar de a visão de jogo para quem está de fora ser melhor – completa Trator.
Os trys do Social Clube foram, na ordem, de Marcelo das Virgens, Johnson Junior, Diogo, Edvan, João Marcelo, Tiago (o sexto e o nono) e Bitcho (o sétimo e o oitavo). Seis conversões foram batidas por Johnson Junior e três por Edvan (a quinta, a sétima e a oitava). A próxima partida do Desafio Baiano não tem data marcada.
FICHA TÉCNICA
1º DESAFIO BAIANO DE RUGBY XV
2ª partida
Galícia 3 x 63 Social Rugby Clube
Local: Estádio Parque Santiago, em Salvador (BA)
Data: Sábado, 1º de setembro
Horário: 14h
Galícia: Bruno, Handoff, Gabriel “Majin Boo” Simões, Pedro, Edion, Gustavo Moreira, Rafael “Tchola”, Yuri, Jonca, Hudson, Benito, Leonardo Cubano, Rabino, Jean Vágner, Rafael. Técnico: Vitor Trator.
Social Rugby Clube: Shaka, Wenglerson, Nilo, Elvis, Igor (Jordan), João Marcelo (Rafael), Diogo, Felipe Santiago, Edvan, Marcelo das Virgens (Felipe Baiano), Johnson Junior, Bitcho, Lucas, Hugo (Tiago), Paulo Vitor. Técnico: Johnson Gomes.
