Inglaterra: Luis Suárez é punido com oito jogos de suspensão por racismo
Por Alberto Castro (Londres)
O uruguaio Luis Suárez, do Liverpool, foi suspenso nesta terça-feira (20), por oito jogos por conta de racismo pela Federação Inglesa de Futebol (FA). O jogador dirigiu insultos racistas ao francês do Manchester United, Patrice Evra, nascido no Senega, durante o clássico entre as duas equipes no dia 15 de Outubro.
Durante a partida, que terminou em 1 a 1, Evra afirmou que Suárez o chamou de “negro”, um termo com conotações racistas em alguns países, incluindo a Inglaterra. Além da punição decidida pela comissão independente especializada em lei e futebol da entidade, o uruguaio terá que desembolsar 40 mil libras, cerca de R$ 116 mil.
Suárez admitiu ter se referido a Evra como “negro” e agora tem 14 dias para recorrer da sentença. Porém, de acordo com a FA, caso o jogador, através do Liverpool, perder o recurso, corre o risco de pegar uma suspensão ainda maior. O clube, inclusive, já argumentou que o termo não é considerado racista no Uruguai.
Gordon Taylor, chefe executivo da Associação de jogadores profissionais da Inglaterra (PFA), defendeu a punição do camisa 7 do Liverpool. “Eu compreendo o ponto sobre as diferenças culturais mas todos os jogadores que chegam a esse país devem obedecer não apenas as leis do jogo como também as leis da terra’’, disse ao jornal The Guardian.
