Anjo das Pernas Tortas, Garrincha completaria 77 anos nesta quinta
Por Sandro Badaró
Foto: Google

O mês de outubro é sem dúvida o mês dos grandes gênios da bola. Após os 70 anos de Pelé e perto dos 50 de Maradona ( dia 30), nesta quinta-feira (28), também faria aniversário o Anjo das Pernas Tortas, Garrincha, ídolo da Seleção Brasileiro e do Botafogo. Manoel Francisco dos Santos, o eterno camisa 7, completaria 77 anos, mas o alcoolismo e as farras levaram o craque, que sem tocar na bola, deixava zagueiros caídos e estádios calados. Pelo Botafogo, Garrincha disputou 612 jogos, marcou 243 gols, conquistou três Cariocas (1957/61/62) e dois Torneios Rio-São Paulo (1962/64), entre outros.
Com a camisa amarela, os números são incríveis. Sessenta partidas, 52 vitórias e uma derrota, exatamente no jogo de despedida, diante da Hungria, na Copa de 66. Jogando ao lado de Pelé, formou uma dupla inesquecível, que nunca perdeu um jogo pela Seleção. Garrincha também é lembrado até hoje como responsável pela conquista da Copa de 62, quando carregou praticamente sozinho a Seleção ao bi-campeonato Mundial, tendo participado também do primeiro em 58.
Uma das poucas frases que definem a genialidade de Garrincha é de autoria do jornalista Armando Nogueira. “Para Garrincha, a superfície de um lenço era um latifúndio”. Natural de Pau Grande-RJ, Garrincha faleceu em 20 de janeiro de 1983, aos 49 anos, vítima de uma infecção generalizada, causada pelo alcoolismo.
Confira alguns dos grandes momentos de Garrincha: