DENTRO DO LIMITE
É importante não exagerar nem menosprezar os fatos: Bahia e Vitória perderam, não fizeram feio e estiveram dentro de seus limites. Porque há os desvairados que até esperavam 3 x 0 do Vitória e 0 x 5 do Bahia. Mas quem tenta pelo menos manter-se perto do equilíbrio sabia que tanto o Vasco como o Atlético eram os favoritos naturais, mas que os nossos dois times poderiam jogar com altivez, sem ser humilhados.
O Bahia, outra vez completamente alterado, por força de busca de melhor rendimento, já com o campeonato prestes a terminar, até que mostrou uma proposta de jogo de iludir um falso domínio do Vasco para, depois, partir no contragolpe em busca de uma surpresa. Estava tudo dando certinho até que, aos 36min, Evaldo despachou uma bola para fora da área, bem nos pés de um adversário e o Vasco achou o que mais queria, que era o primeiro gol. E no segundo tempo, quando o Bahia se soltou mais, levou sufoco, mais um gol, fez o seu ato contínuo, mas não se pode negar a superioridade vascaína e a razoável partida tricolor.
E o Vitória? Repetiu o que fez em vários jogos anteriores. Foi valente, levou um gol, tentou daqui e dali, as substituições surtiram certo efeito, deu sorte no pênalti desperdiçado pelo Diego Tardelli, teve bola na trave que ficou riscando a linha de lado a lado sem entrar, teve praticamente o domínio do jogo durante todo o segundo tempo. Mas, de novo, lá fora, parece que a pontaria fica equivocada. E, conquanto também tenha jogado um futebol aceitável, acabou perdendo os três pontos.
Então, proponho fazer um trato: nesta terça (Juventude x Bahia) e na quarta (Vitória x Corinthians), vamos esperar muito mais de nossas equipes. Se o Bahia ganhar pode ficar sonhando em permanecer na Série B, e se o Vitória bater o Corinthians, ainda tem uma chancezinha de pensar em Copa Libertadores, porque o mais prático mesmo é continuar lutando pela Sul-Americana.
Mas de uma coisa estou mais do que seguro: neste último sábado, nossos representantes estiveram apenas dentro dos seus próprios limites.