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Boletim 4x4: Jipões do Terrible encantam no Arena

Por Alexandre Reis


Quem chega ao Arena Off Road, evento que acontece até domingo (04) dentro da Fenagro, no Parque de Exposições de Salvador, se encanta com os jipões expostos pelo clube Terrible 4x4 (isso mesmo, se escreve no singular), um dos mais ativos e unidos da Bahia. O clube é formado principalmente por proprietários de Willys, mas também tem dono de Engesa e outros modelos equipados. Tem jipe original, preparado e militar, e o toldo do clube tem curiosidades, como a história do Willys no Brasil e a exibição do motor pioneiro BF-161. Clique aqui para ver fotos do dia 30 do Arena. Clique aqui para ver imagens do dia 1º.
 
Figuras históricas do off road, como o jipeiro Altivo, fazem parte do Terrible, que nasceu em abril de 2005. A Engesa de Altivo, por sinal, é um dos carros expostos no Arena. Outros jipeiros que integram o clube são Linho (Willys 1965), Gordura (Willys 1979), Capitão Gay (presidente do clube e dono de um Willys 1974), Meligeni (Willys 1973), Pardal (Willys 1951) e CJ (proprietário de uma viatura que costumava ser um Troller, mas que foi tão modificado que fica difícil identificar). Essa é parte da turma que se reúne todas as quintas-feiras da semana no bar e restaurante Caranga de Pituaçu. Clique aqui para ver fotos de uma das reuniões dessa galera. Ontem (01) a reunião foi no toldo do Arena com direito a churrasco.
 
Capitão Gay, também conhecido como Paulo Sérgio, conta um pouco das dificuldades que o Terrible enfrentou até brilhar no Arena, evento que já está em sua terceira edição. “Como todo início, muitas dificuldades surgiram. Com as viaturas ainda muito originais e nós sem experiência nas adaptações e melhorias mecânicas, os lendários jeeps demonstravam um certo cansaço nas trilhas percorridas, apresentando problemas técnicos frequentemente, o que fazia com que os integrantes sofressem certa discriminação dos proprietários de veículos mais modernos e potentes”, lembra.

 
Aliás, é bom que se diga, essa discriminação ainda existe. Ou o velho preconceito de que esses legítimos jipes quebram na trilha. O que não é verdade, como não é 100% correto tudo de ruim que se diz do Troller (será mesmo?). “Com muita dedicação e árduo trabalho, as máquinas foram sendo equipadas e retrabalhadas, tornando-se cada vez mais robustas e confiáveis, até mesmo em situações mais severas onde é exigido todo o potencial que se espera de um veículo 4×4. Aos poucos o espaço nas trilhas foi conquistado, e assim surgiu a oportunidade de demonstrar o ideal seguido pelo grupo desde a sua fundação”, complementa o presidente.
 
O clube foi pioneiro em eventos como o Desafio Trial Terrible 4x4 (DTT), nos anos de 2013 e 2014, em São Sebastião do Passé (clique aqui e tenha uma ideia de como era). Também foi um dos primeiros da Bahia a participar da trilha da Fenajeep, em Brusque (SC). O clube, que tem atualmente cerca de 30 veículos cadastrados, realiza ainda expedições por todo o Brasil. Outra característica do Terrible 4x4 é a promoção de eventos sociais, com doações para entidades carentes. 
 
Sérgio Holanda atrai atenções

 

 
A presença do jipeiro pernambucano Sérgio Holanda agitou o Arena Off Road na noite de ontem (01). Organizador do Transamazônica Challenge (TAC), Holanda finalmente chegou para montar seu estande após plotar, no Recife, a Toyota Hilux 2002 que já encarou oito expedições somente para a região da Amazônia. Ele deve ficar no Arena até esta sexta-feira (02). Oportunidade para bater um papo com o cara, que adora uma resenha e está sempre disposto a narrar aventuras e passar dicas sobre o off road. 
 
Só não pergunte a Holanda o roteiro da próxima TAC, marcada para abril. “Conto não, é segredo. Só vou dizer que os carros vão descer de balsa numa madeireira abandonada”. Mas vai ser punk. A TAC de 2017 será apenas para jipeiros experientes. “Vamos desbravar muita mata perigosa, com animais peçonhentos. Tem trechos que vamos usar mais a motosserra do que a reduzida, apesar de que deve chover bastante”, conta quem já comandou 11 TACs. 
 
De Salvador, quem deve participar da próxima TAC são os jipeiros Peppa, do Clube do Wrangler, e Cowboy, do Free Road. Ao menos é o que espera Sérgio Holanda. A jipeira Lu da Vala, esposa de Cowboy, diz que vontade não falta. “Fomos para a região este ano mas já estamos com saudades”. Clique aqui para saber mais sobre o TAC.

Bahia Expedition faz bonita festa para associados
 
O Bahia Expedition (BE) fez uma bonita festa para seus associados, patrocinadores e convidados na noite de ontem (01), no Arena Off Road, com direito a música ao vivo, entrega de brindes (taça de vinho e chaveiro com abridor, tudo com a marca do clube), bebida e comida à vontade. O toldo do BE recebeu a presença especial do radialista Ricardo Vasconcelos, que comanda o Programa do Automóvel da Rádio Metrópole e, em rápido discurso, elogiou a organização do Arena. Outra presença foi a do presidente do Toyers do Brasil (TDB), Pé de Pena. A comissão do Bahia Expedition, formada por Detona, Suzy e Delpino, está de parabéns pelo capricho, inclusive da decoração.  

Final de semana de música e competição


O Arena Off Road está prestes a se tornar um evento nacional como é a Fenajeep de Brusque (SC). É no que acredita Arthur Fernandes Neto, o Bolha, idealizador do evento (veja rápida entrevista acima). E o evento terá nesta sexta (02) programação musical, com a banda Lá Playa, a partir das 22h. Domingo (04), no dia do encerramento, acontece a esperada Competição Indoor, a partir das 10h. Com a chuva, a pista, que será maior no dia da competição, com direito a um charco que promete dar trabalhos aos zequinhas, deverá estar ainda mais convidativa para os jipeiros com veículos mais preparados.  
 
As inscrições para a competição, que são gratuitas, podem ser feitas na lojinha do Arena. Serão duas categorias: Arena Extreme e Arena Monster. A primeira para viaturas com pneus de até 34 polegadas e a segunda a partir de 35. A disputa contará com a presença de pilotos experientes e com viaturas preparadas convidados pela organização. Diariamente a pista indoor tem recebido a presença de dezenas de jipeiros. Quem ainda não testou suas habilidades ainda pode fazer até este sábado (03). No domingo, só para os competidores. 



Congresso de Off Road conta história do Devasso


Termina domingo (04) o primeiro Congresso Nacional Online de Off Road (Conaoff). A palestra inicial foi postado no último dia 28, com o tema "Segurança em 1º lugar: o que fazer e o que não fazer em caso de emergência". Ainda dá tempo de participar do Conaoff. Basta se inscrever gratuitamente no site oficial do evento (clique aqui para acessar). 
 
As palestras estarão disponíveis até domingo (04) e abordam outras temas como “Dicas de uso do guincho”, “Evolução dos motores a diesel e normas de controle de poluição” e “Preparando-se para a trilha”. Uma das mais interessantes, no entanto, deve ser “A história do jipe Devasso e sua incrível transformação”, tendo Ramiro, dono de um Willys para lá de preparado para a trilha. Clique aqui para ver mais fotos do monstrinho e ver um pouco da evolução da viatura. Clica no vídeo acima para conhecer um pouco do Devasso.



RAPIDINHAS
 

# Dizem que Smigol, presidente do Clube do Tracker (CT), se despediu da sua no Arena Off Road deste ano. Brincou até na pista indoor. Smigol, que comprou uma Xterra, estava com um semblante triste, meio cabisbaixo. Nem tanto por causa da despedida de sua Tracker preta, mas sim por estar prestes a deixar a presidência do CT. Há um pedido de impedimento contra ele, de autoria de Alvin. Um dos poucos aliados ainda é Gringo, que ficou ao lado do ainda todo poderoso quando outros o deixaram na solidão ao lado da churrasqueira.


 
# O obstáculo inicial da pista indoor do Arena (uma "barriga" alta e curta) pegou muita gente de surpresa. Tanto que a maior parte da turma preferiu evitá-lo. Até Sofrência, mesmo com a força de seu jipe Wrangle, ficou pendurado, desistiu e preferiu pegar o aborto.   

# Pé de Pena, presidente do Toyers do Brasil, já tratou de desmobilizar o movimento comandado por Tigresa para a criação de um Clube da SW4. "Não existe isso de grupo novo nem subgrupo. SW4 é no TDB", alertou. 

# O mecânico amador Fanta (Guilherme Nüske), bastante conhecido no off road baiano, deu show na última terça (29) ao abrir o ciclo de mesas redondas do Arena. Ele falou sobre preparação das viaturas para as trilhas, abordando diversos temas como lift e body lift. Bastante esclarecedor. 

# Na quinta-feira (01), o mesmo Fanta e o jipeiro Xing deveriam ter dado uma aula prática sobre o uso de equipamentos na trilha, como o guincho e a cinta. O palco da demonstração seria a pista indoor. Entretanto, para decepção de muitos, a aula não ocorreu. A organização alegou outros inscritos queriam que a pista fosse mantida aberta para quem quisesse brincar.